Pular para o conteúdo principal

Cultura Fanzine I




Cultura Fanzine  I

Provavelmente este seja o primeiro texto de muitos, sobre esse tema que me atrai muito.


Eu tenho uma dor em relação a este tema pois eu perdi minha coleção de Fanzines de 1990 até 2011 então, preciso fazer este resgate, falar sobre essa cultura, voltar a colecionar e tudo mais.


Aos poucos vou aumentar minha coleção novamente.


Uma novidade em relação a esta cultura são os Zines Web, Blogs sites etc.


Já não temos tantos fãs que produzem impressos como na década de noventa mas ainda tem muita gente envolvida na produção, colecionando e vivenciando essa cultura.


A primeira matéria sobre o assunto é elucidar sobre o que é, como é, quem faz,  e na sequência vamos divulgar fanzines, fanzineiros, webzines, eventos e toda a cobertura relacionada a cultura do zines. Abaixo segue nossa primeira matéria sobre Fanzines.

Fanzine



Um fanzine (aglutinação de fã e magazine ou zine) é uma publicação não profissional e não oficial, produzido por entusiastas de uma cultura particular fenômeno (como um gênero literário ou musical) para o prazer de outros que compartilham seu interesse.


O termo foi cunhado em outubro 1940 por Russ Chauvenet e popularizado dentro de fãs de ficção científica, posteriormente adotado por outras comunidades.


Normalmente, editores, escritores e outros contribuidores de artigos ou ilustrações para fanzines não são pagos.


Fanzines são tradicionalmente divulgado gratuitamente ou por um custo nominal para custear as despesas postais ou de produção.


As cópias muitas vezes são oferecidas em troca de publicações similares, ou por contribuições de arte, artigos ou cartas, que são então publicadas.


Alguns fanzines são digitados e fotocopiados por amadores que utilizam equipamentos caseiros.


Alguns fanzines têm se desenvolvido em publicações profissionais (às vezes, conhecidos como "prozines"), e muitos escritores profissionais foram publicados pela primeira vez em fanzines; alguns continuam a contribuir para eles depois de estabelecer uma reputação profissional.


O termo "fanzine", por vezes, é confundido com a expressão "revista de fãs " (fan magazine), mas a última expressão, na maioria das vezes, refere-se a publicações comercialmente produzidos para (em vez de por) fãs.


Embora essa manifestação midiática seja comumente relacionada aos jovens, há produtores e leitores de fanzines em quase todas as faixas etárias.


Fanzines com qualidade profissional são chamados de "semiprozines".


Uma biblioteca de fanzines é chamada de "fanzinoteca".


Um editor de fanzines pode ser chamado de fanzineiro ou faneditor.


Hoje, graças ao advento da editoração eletrônica e da autopublicação, muitas vezes há poucas diferenças entre a aparência de um fanzine e uma revista profissional.


Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Resenha: Holdark - Ocean

30 Anos de Resistência: Duas Noites de Punk Pós Guerra

A Revolução Punk Feminina: Domperidhona, uma banda Punk de Curitiba lança seu primeiro trabalho.

Conheça A Banda Elétron

Bolsonaro: impeachment já!

Noite de Rock Pesado! Com Test, Deaf Kids e Grogue

Playlist Lançamentos 2021 / 2022