Pular para o conteúdo principal

Andressa Cantergiani encabeça performance feminista em Porto Alegre



A artista caxiense Andressa Cantergiani encabeçou uma ação bem interessante em Porto Alegre. 

Com um trabalho sempre engajado em questões do feminino, ela agora colocou em prática a performance Combate, na qual passou oito dias no Museu Militar do Comando Militar do Sul, desde a abertura até o último horário de funcionamento.


A ação, que remete aos movimentos feministas 8M Brasil e Women’s March, contrapõe a suposta fragilidade do corpo feminino ao ambiente militar.


Assista COMB∆TE [ dia 01]


A performance duracional procurou formar um contraponto entre o universo militar (patriarcal) e a suposta fragilidade do corpo da mulher. Além disso, estabelece relação com os movimentos feministas mundiais 8M Brasil e Women's March, que têm posicionamento de luta política pela situação da mulher na sociedade atual.
Andressa tomou partido do Dia Internacional da Mulher escolhendo oito mulheres do campo das artes que levarão cada uma, um kit por dia de livre escolha com alimentos para o corpo e para a alma.

– A ideia era me despir de privilégios, vestir só um macacão em um dia de frio e não levar comida, e daí, a partir do conceito de sororidade, ir reconquistando esses privilégios através da parceria de mulheres colaboradoras – resumiu a artista à reportagem da GaúchaZH, no primeiro dia de Combate.
É possível conferir a performance de Andressa gratuitamente no  Youtube Segue link do canal




A exposição ∆ORIST∆, de Andressa Cantergiani, na Ecarta, com uma performance no Museu do Exército. Intitulada "Combate", a artista passou oito dias, conforme o horário de funcionamento do museu, entre tanques de guerra, carros de combate e objetos bélicos, vestindo apenas uma roupa branca.


Ainda no COMB∆TE [ dia 01] - Primeiro encontro Adriana Boff onde mesma conterrânea demonstra preocupação e Zelo com a artistista em relação ao frio, fome e bem estar em alguns momentos da interação até emociona.



-
Você pode acompanhar a performance documentada no youtube

Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Resenha: Holdark - Ocean

30 Anos de Resistência: Duas Noites de Punk Pós Guerra

A Revolução Punk Feminina: Domperidhona, uma banda Punk de Curitiba lança seu primeiro trabalho.

Conheça A Banda Elétron

Bolsonaro: impeachment já!

Noite de Rock Pesado! Com Test, Deaf Kids e Grogue

Playlist Lançamentos 2021 / 2022