Pular para o conteúdo principal

Caxias Cool Rock Resenha - Sub_Discos

Caxias Cool Rock   Resenha - Sub_Discos



Dá um play aí e vai curtindo o som enquanto se entretêm na leitura



12/03/18 - Resolvi começar este registro pela data em que comecei a ouvir e escrever  minhas opiniões, percepções e sentimentos, sobre o conteúdo dessa coletânea; formada por um time de bandas caxienses em plena atividade representando o que tem de melhor no Rock e suas vertentes. Só Times (bandas) de Série A.

Comecei registrando a data que comecei ouvir por que realmente não sei quando vou parar de escutar será minha playlist até enjoar se for possível enjoar de tamanha diversidade sonora e coletiva de tamanho bom gosto.

Retornei a escrever no dia 10/07/18. (4 Meses ouvindo).


Mais um projeto capitaneado pela CaxiasRockZne, temos aqui 18 representes do rock serrano gaúcho, sendo mais um importante veículo para divulgação das mesmas, e que deve ser elogiado e sempre incentivado.

Coletânea produzida pelo queridíssimo Marco Paim que um dos maiores incentivadores  da cena local e regional, se tratando de serra gaúcha o mesmo mantém o Blog CaxiasRockZne  http://www.caxiasrockzne.com.br/  totalmente focado na entrega de notícias e informações sobre as bandas e músicos Caxienses.

É um espaço em que as bandas indies, undergrounds, de música extrema e talvez e talvez até marginalizadas, possam ter um  destaque e conseguir alguma visibilidade de longo alcance é uma trabalho voluntário, muito louvável pois com certeza é realizado pelo amor e paixão ao Rock n” Roll.

O Marco também é um dos colaboradores mais assíduos do Blog Heavyanroll  https://www.heavynroll.com.br/ Juntamente com o Geraldo Andrade, na fama conhecido como Gegê, outro site importante no cenário das bandas nacionais com amplo alcance e visibilidade.

Dentre as bandas aqui apresentadas, algumas já bem conhecidas e populares na região e além mar, como MARENNA e seu metal tradicional;  OSSOS, com um Crossover veloz e furioso; e a  FIGHTER, uma das grandes revelações de música nacional dos últimos anos.

Links das Bandas:  

O primeiro destaque da coletânea na minha opinião vai para  CADIABLO, na quarta faixa  apresentando a música O Corvo; com uma peculiaridade e singularidade, incrível uma originalidade sonora que tenho visto pouco por aí.  
Eu não sei se o que vou dizer, “na verdade escrever” agora vai ser interpretado como um elogio ou crítica, mas com certeza e por favor!!! Não me interpretem mal!!!

Ao ouvir pela primeira vez não sabia definir o sentimento que despertou em mim, porém após mais algumas centenas de audições lembrei exatamente qual é o sentimento que me desperta é a mesma sensação, a mesma emoção que sinto ao ouvir Motorhead, porém em português.  

Não estou comparando nem mesmo sei se é uma influência da banda e nem estou dizendo que o som produzido pelo trio é parecido ou baseado em Motorhead estou dizendo que as emoção que a música me causa é essa, vai lá confere e depois volta aqui me diz o que você achou.

A Música O Corvo pode ser ouvida na sua íntegra no Spotify:

Você também pode conferir o Álbum Ruas Escuras que está disponível no Spotify:

para conhecer mais acesse o Facebook da Banda

Você pode dar uma conferida na performance ao vivo dos Caras



Na sequência temos o Horror Punk Rock com a música,  Dig Up Her Bones  da banda RINITS, banda que conheci em 2014, não sei se ainda estão na ativa mas uma coisa eu tenho certeza que deveriam estar por que é uma banda excelente.




Na sequência temos a música  3 Anos Atrás da banda PLANO 13, que até então não conhecia mas foi quando eu percebi a verdadeira magia dessa obra, é como se o Marco Paim fosse um chefe de alta gastronomia, onde ele trouxe um sabor mais agridoce, uma melodia romântica, uma clássica história de amor, uma declaração onde o cara diz:
É você mudou minha vida tomei jeito depois que te conheci, muito bom por sinal, gostei muito da música da sonoridade e da quebra que deu a coletânea, uma excelente sacada de quem a produziu.

O Próximo prato a ser servido neste restaurante é Mulher Mistério da  BEIJO VULGAR, um prato fino a ser degustado, calmamente é um prato clássico e é o nosso próximo destaque dessa obra prima.
Um misto de Blues Moderno com Rock N” Roll, uma letra fenomenal, essa música me leva a lugares remotos da minha adolescência, em uma época em que estava descobrindo o Rock n’ Roll, os prazeres da vida, as paixões e desilusões dos amores, corações partidos, chegadas e despedidas.


É quer entender o que estou falando assista ao Clipe  da Mulher Mistério com as imagens das captações de áudio da banda e estúdio:


Conheça mais sobre a banda acessando o perfil no Facebook  do BEIJO VULGAR


Summer Light da LARA & JACKPOINT vem trazendo novos ares para o rock caxiense, com uma pegada country e letras cantadas em inglês, me resta dar os parabéns pois precisamos de diversidade.




Em O Nome Dela é Luxúria da Banda CAPA PRETA ROCK sou suspeito em falar, pois sou baixista da banda e preciso ser imparcial, mas porém se você leu até aqui entre em contato comigo mande sua opinião sobre as músicas, que eu incluirei nos textos que serão gerados para outros meios de comunicação a partir deste, e também solicitei uma breve resenhas do Marco sobre as duas músicas da Capa Preta na Coletânea. Quanta ansiedade.


Chico Morreu da Banda MOFFUS é uma música tão linda e tão triste quando se entende do que ela se trata, ela é uma Homenagem ao Saudosos Chico Science que morreu em um acidente de carro. A Música tem uma pegada mangue bit gênero criado e executado pelo homenageado porém com a impressão nítida do DNA da banda.
Para saber mais sobre Chico Science:




It´s Gonna Be This Way da NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS mesclando som setentista com elementos psicodélicos de forma fantástica, e que ficou comprovado com o todo o trabalho já realizado pelos caras. Aqui eu peço muita atenção no groove do baixo e no solo da guitarra, houve um tempo em que a música era feita assim, suave e agressiva ao mesmo tempo limpa e com ruído e tudo junto causando um impacto e confusão mental, algo muito prazeroso ao ouvinte vos fala.


As Músicas Bandeira Manchada da TEORIA DO KAOS, Panorama Social da banda PANORAMA SOCIAL, representam uma linhagem de bandas históricas, com contexto de protesto em sua canções. Não é de Hoje que essa turma vem movimentando a cena punk na região, que foi muito bem representada com a participação dessas duas bandas que vem deixando uma mensagem clara já alguns anos na serra Gaúcha. Ressalto aqui que a Teoria do Kaos trabalha a linha mais punk rock enquanto a Panorama Social traz todo o peso que esse gênero pode suportar, algo nascido e forjado, no hardcore com um vocal entre o screem, gutural e drive, algo lindo demais para se ouvir já no primeiros acordes levanto do sofá e começo a poguear.


Músicas de Funeral da banda OSSOS pra mim é uma das músicas mais bem elaboradas, que já ouvi é um crossover, sobre morte, acidentes, um refrão que gruda nas tampa da orelha e não são mais uma das minhas preferidas se não a preferida.  “músicas de funeral, nunca me fizeram mal”.


Lágrimas de Sangue da  FIGHTER dá continuidade a miscelânea de músicas que ainda está por vir.


Dentre as mais conhecidas, temos aqui também das melhores bandas nacionais da atualidade, com a música Never Surrender  MARENNA.


Almost Unreal do FROM AUTUMN me surpreende e realmente não sei como definir e por favor me corrijam se eu estiver enganado, não sou um especialista em Metal e seus subgêneros, mas me arrisco a dizer que é Doom Metal cativante e cheio de personalidade.
Turn it Up executado pelos  HARD BREAKERS, Irrelevant da SOUTHERN, Events of a Tragedy com THE TRUE MEANING OF LIFE um belíssimo instrumental por sinal até aqui foi a única banda que arriscou ofertar uma música instrumental, também me surpreenderam, e merecem maior divulgação na cena.


I Will Take You to Hell da TEARS OF RAGE, representante do heavy metal, cheio de personalidade.


Formação na época da Coletãnea.


Formação atual


Den Cannibal - SOUTHERN A Southern é uma banda de thrash metal contemporâneo, que reúne elementos do groove.
Have no Feelings Inside de  NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS, começa criando um clima de despedida e Longe do Impossível da   PLANO 13 dá uma sensação de esperança em relação a um futuro, que possa haver uma cena unida e promissora para as bandas de Caxias do Sul, com união, respeito e amizade, Morte de Verão com  RINITS  e Circus  HARD BREAKERS completam o circuito.


3000 Milhas Para o Inferno da  CAPA PRETA ROCK  encerra os trabalhos e eu também vou finalizando e ficando por aqui. Lembrando que até este ponto estou ansioso como um noivo que aguarda a resposta da noiva para o pedido de casamento. Para que na distribuição deste texto em outros veículos a gente possa incluir o opinião do Marco Paim.


Uma ótima iniciativa, que merece ter sequência, graças à grande ajuda na divulgação das bandas que proporciona visibilidade e fortalecimento a cena como um todo.
Atualmente moro em Caxias do Sul - RS e essa Coletânea é prova fatal de que a cena é gigantesca que tem muitas bandas boas, que tem muitos músicos bons, produtores excelentes e mesmo contemplando 18 Bandas locais é uma parcela de tudo que Caxias tem pra oferecer ao mundo.


Teve um momento que eu parei tudo e entrei em contato com o Marco Perguntando se todas as bandas eram de Caxias.


Essa coletânea me mostrou bandas que eu já conhecia, bandas que já tinha lido algo sobre elas no blog do Marco, bandas que já tive o prazer de assistir ao vivo, bandas que ouvi pela primeira vez  e conheci através desse trampo do Marcos.


Apesar de termos essa diversidade, riquíssimas de bandas em Caxias  do Sul, temos uma cultura de pouca união entre as bandas, um certo sectarismo em relação a gêneros, estamos carentes de um espaço onde as bandas autorais e independentes de Caxias possam tocar temos muito o que fazer pela cena.


Tracklist - Caxias Cool Rock 2016/2017
01. Reason to Live - MARENNA
02. Vai Sangrar - FIGHTER
03. Controlados -  OSSOS
04. O Corvo - CADIABLO
05. Dig Up Her Bones - RINITS
06. 3 Anos Atrás - PLANO 13
07. Mulher Mistério -  BEIJO VULGAR
08. Summer Light - LARA & JACKPOINT
09. o Nome Dela é Luxúria - CAPA PRETA ROCK
10. Chico Morreu - MOFFUS
11. Turn it Up -HARD BREAKERS
12. It´s Gonna Be This Way - NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS
13. Bandeira Manchada -  TEORIA DO KAOS
14. Panorama Social - PANORAMA SOCIAL
15. Irrelevant - SOUTHERN
16. Músicas de Funeral -  OSSOS
17. Lágrimas de Sangue - FIGHTER
18. Never Surrender - MARENNA
19. Almost Unreal - FROM AUTUMN
20. Events of a Tragedy - THE TRUE MEANING OF LIFE
21. I Will Take You to Hell - TEARS OF RAGE
22. Den Cannibal - SOUTHERN
23. Have no Feelings Inside - NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS
24. Longe do Impossível - PLANO 13
25. Morte de Verão - RINITS
26. Circus - HARD BREAKERS
27. 3000 Milhas Para o Inferno - CAPA PRETA ROCK


Comentários

  1. Obrigado pela bela resenha. Assim como esta coletânea, ela serve de grande incentivo e apoio às bandas e cena rock de Caxias. Quanto a música "O CORVO", agradecemos pelas palavras e de modo algum vimos como crítica negativa quanto à comparação ao Motorhead. Passar a mesma emoção desta banda clássica é um grande elogio. Com certeza não é nossa única influência, mas uma delas. Abraço. Cadiablo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do som de vocês, da atitude Rock n' Roll, da postura de palco desejo todo o sucesso possível, pois vocês merecem , baita banda baita som vida longa a cadiablo, Vida longo ao Rock n Roll!

      Excluir

Postar um comentário

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Holdark - Ocean

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Conheça A Banda Elétron

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022