Pular para o conteúdo principal

Rafael Bitencourt - Work Shop em Caxias do Sul - Resenha



Rafael Bitencourt - Work Shop em Caxias do Sul - Resenha


Raramente eu participo de Workshops, pois sempre tenho aquela sensação que é só um esquema, de merchandising e endorses, uma relação comercial entre artistas e marcas, com um breve demonstração de algum instrumento, com uma pitadinha de técnica.


È mas parece que desta vez eu me enganei. Que bom não é mesmo!


No dia 25/05/18 uma sexta feira a noite resolvi me contrariar e ir até a Akustica Musical de Caxias do Sul localizada Mal. Floriano, 1001 - Pio X, Caxias do Sul - RS, 95020-370 para acompanhar o Workshop do Guitarrista do Angra Rafael Bitencourt.


Rafael é remanescente da formação original da Banda Angra que está na atividade desde os anos 90, uma das precursoras do Metal Tipo exportação, gerado no Brasil, neste período.



Andando na contramão dos seus contemporâneos como Sepultura e Sarcófago, nessa época com um nome como “Angra” se destacando por fazer um Heavy Metal mais melódico e até mesmo mais erudito.


Enfim cheguei na loja de instrumentos por volta das 20:00 da noite e o evento já estava rolando nesse exato momento o Rafael respondia perguntas relacionadas ao processo de composição, confesso que além de chegar atrasado comecei a achar clichê.

Só que conforme o Rafael ia explicando sobre diversos temas o cara me cativou, provando ser um ser um tanto iluminado, e provavelmente inspirado por aliens. Se ele mesmo não for um deles.


Após explanar sobre o seu processo de composição do seu cotidiano ele falou, também sobre o nível cultural do Brasil e do mundo em relação ao que as pessoas têm escutado e também em termos do que os artistas contemporâneos tem oferecido ao público.


Se pararmos para refletir a nossa música popular 30 anos atrás era Elis Regina, Tom Jobim, Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque entre tantos outros.


Com o nível atual da educação brasileira não há o que possa ser exigido da nova onda musical Brasileira, atualmente os alunos não podem ser reprovados nas séries escolares iniciais. Como vamos exigir das pessoas algo que elas não têm a nos oferecer.


E isso não é uma crise apenas do Brasil é mundial essa tendência.


Também não podemos exigir e escolher o que as outras pessoas devem ou não ouvir.


A partir desse momento  esse cara me ganhou e eu meio confuso e curioso perguntei:


Como podemos mudar essa realidade de uma forma prática?


Rafael de uma sempre divertida sorrindo e brincando tanto comigo que questionei o com o público, me lançou um facho de luz.


O governo e a mídia em geral, querem nos dividir em esquerda e direita, quando na verdade buscamos as mesmas soluções para os velhos problemas.


Discutir por política é a estratégia do inimigo. Nos unir é a única saída.


Como músico também me identifiquei quando ele compartilhou suas experiências, em relação a cuidar de uma banda durante 27 anos.


Falou sobre a questão da emoção do psicológico do  público, sobre a expectativa e até mesmo a frustração e o limite deste vértice.


Esse é o dueto que mantém a chama acessa.


Falou que ao convidar a Sandy para participar de uma música, que esse é o tipo de escolha pensado para mexer com o público.


Falou sobre a auto confiança, acreditar no seu trabalho Exemplo a Escolha do nome Angra e sua Origem “Angorá”, que nem sempre as escolhas que tomamos e riscos que assumimos são compreensíveis mas precisamos acreditar.


Falou também sobre a criação da persona, sobre a desconstrução e reconstrução de sua imagem. Em relação a mitos gerado na internet (redes sociais), falsa imagem.

Falou também sobre o que é o Zito, música  do álbum Holy Land de 1996 a letra de sua autoria e que o mistério será revelado dia 30/05/18 no site
Clique no link e inscreva-se para assistir o vídeo revelador

Meu conceito sobre Workshops mudou radicalmente espero que os próximos sejam tão bons quanto este!

Lembrando também que o Angra vai estar em Caxias do Sul dia 05/08/18




Rafael Bittencourt é um guitarrista brasileiro, com reconhecimento internacional e singular sensibilidade, técnica e estilo.
Formou-se Bacharel em Composição Musical e Regência, em São Paulo, em 1996.
Poucos anos antes, em 1991, fundou a mundialmente famosa banda Angra.
Uma das primeiras bandas de symphonic metal do mundo. O primeiro álbum do Angra “Angels Cry” alcançou disco de ouro no Japão e levou a banda a uma história de grande sucesso em muitos outros países desde então.
Mais de um milhão de discos vendidos em todo o mundo, ele tem uma discografia de 24 títulos, incluindo singles, CDs, EPs e DVD. Mais de duas décadas se passaram e ele ainda influencia muitos músicos aspirantes à profissionais. Rafael Bittencourt possui musicalidade e criatividade inconfundíveis, combinando a música brasileira e o rock à sua formação erudita. No Angra, além de riffs e solos marcantes, ele se destaca pelas melodias, letras e conceitos do grupo. Em 2008, ele iniciou um projeto paralelo, chamado “BITTENCOURT PROJECT” e lançou o álbum “Brainworms I”. Em 2013, Angra lançou um DVD chamado “Angels Cry 20 Annivrsary Tour”; com Uli Jon Roth , Família Lima, Tarja Turunen, Fabio Lione e outros artistas convidados.
Rafael Bittencourt também atua como professor, cantor, arranjador e produtor musical. Em 2014, Juntamente com o portal de internet Cifraclub e seus patrocinadores Roland, Yamaha, Giannini e Planet Waves lançou uma campanha de 12 vídeo-aulas onde ensina algumas de suas músicas em versões facilitadas para violão e voz.
Recentemente teve seu projeto aprovado pelo PROAC e fará 10 shows com o BITTENCOURT PROJECT no estado de São Paulo com o patrocínio da AMBEV. Neste momento está finalizando mais um álbum de inéditas com o Angra que será lançado mundialmente em dezembro de 2014.

    • Facebook


Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Holdark - Ocean

Resenha: Tonelada - Ignorante

Bolsonaro: impeachment já!

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Conheça A Banda Elétron

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022