Pular para o conteúdo principal

Entrevista - Vesperaseth

 

- O que significa o termo VESPERASETH?

Naamã: O nome não tem um significado, ele é baseado em um livro de contos do Bram Stoker “Under the Sunset”. Porém como a ideia desde o início era cantar em português, foi no latim que achei uma palavra com significado parecido “Vesperascet” que significa algo como anoitecer. Embora tenha gostado, a pronúncia e escrita da palavra em latim me pareciam um pouco complicadas para divulgação, foi então que surgiu a ideia de estilizar o final do nome com “Seth” fazendo alusão ao deus egípcio do caos, do deserto, das tempestades e da guerra. No fim Vesperaseth não tem um significado definido.

- O som de vocês é de difícil identificação. Como vocês se enxergam: Prog Metal seria um termo limitante?

Leandro: Diria que é um termo possível. Todos temos das mais diversas influências, dentro e fora do metal. Particularmente, também tenho um pouco dessa dificuldade para explicar aos amigos, principalmente àqueles que não são adeptos deste estilo. Por outro lado, isso nos permite explorar ao máximo nossa liberdade criativa.

- “Nebro” é um álbum magnífico, mas demorei pra entender ele. Os fãs têm falado algo similar para vocês neste sentido?

Naamã: Obrigado pelo elogio, sim muitas pessoas compartilham dessa opinião, o senso comum é de que o trabalho tem que ser apreciado com calma, para que se consiga absorver toda a atmosfera e detalhes das músicas, é um trabalho repleto de influências diversas o que exige um audição minuciosa.

- Por qual razão optaram pelo português? Achei um pouco estranha esta escolha, sabendo que os estrangeiros vão consumir muito este trabalho.

Naamã: Não pensamos em nenhum tipo de mercado quando começamos o projeto, éramos só alguns amigos querendo fazer um som diferente e com personalidade, a escolha da língua materna se deu por conseguir nos expressar melhor nela, o que em nossa visão acabou por se tornar um diferencial dando mais personalidade ao projeto.

- Algumas passagens de música árabe me chamaram a atenção. Vocês pesquisaram sobre esta cultura específica, para inserirem no material de vocês?

Naamã: Parte da inspiração do álbum vem da obra de H.P Lovecraft, e em seus contos a cultura árabe é presente em alguns deles, como o Árabe Abdul Alharzred escritor do Necronomicon em seu imaginário. A partir dessa inspiração decidimos introduzir um pouco dessa influência da música árabe em músicas específicas.

- “Nebro” saiu tem algum tempo, então como vem sendo a aceitação dele na imprensa e junto ao público?

Leandro: Tem sido fantástico. A recepção do público é sempre calorosa. Na imprensa também tem sido muito positiva, como várias avaliações positivas em reviews de sitesespecializados.

- “Hastur” e “Azathoth” são as que mais gostei, mas imagino que não seja senso comum. Quais o público tem abraçado mais nos shows?

Leandro: Ficamos felizes que tenha gostado. São ótimas músicas ao vivo, mas acho queDagon foi a que o público mais abraçou. Seu refrão permite uma grande interação com a banda e isso é maravilhoso nos shows.

- Como se deu o processo de composição e produção deste segundo álbum?

Thiago: O processo de composição e produção do álbum 'Nebro' foi desafiador, especialmente porque estávamos durante a pandemia do COVID-19. Optamos por uma abordagem colaborativa, compartilhando demos via WhatsApp e posteriormente, refinando ideias em encontros na minha casa. Eu e o Naamã lideramos a criação, com ele focado nas letras e eu na edição e mixagem. Essa colaboração intensa moldou a sonoridade final do álbum, refletindo nosso esforço conjunto durante um período único

- Um novo álbum já está nos planos? Esperamos imensamente que sim…

Naamã: Definitivamente Sim, um novo trabalho está sendo desenvolvido, porém ainda em fase inicial, estamos fazendo tudo com muita calma pois queremos entregar algo tão intrigante quanto “Nebro”. Ainda não tem data nem nome definido, mas o que adianto é que terá como plano de fundo a parte inferno do livro “A divina comédia de Dante Alighieri”

- Algo ficou a ser dito? Obrigado pelo tempo ao Sub Discos Blog...

Leandro: Agradecemos o apoio e o espaço cedido. Convidamos a conhecer nossos trabalhos nas plataformas de streaming e nos acompanharem nas redes sociais

Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022