Pular para o conteúdo principal

Como lançar a música da minha banda?




Como lançar a música da minha banda?


Talvez a pergunta mais frequente no meio artístico musical, não é? 



Seja uma banda punk, metal, rock progressivo, o maluco do violão todo mundo que toca, que tem um projeto musical, quer que outras pessoas ouçam suas composições, solo ou em grupo o objetivo final é poder mostrar ao mundo sua criação, sua obra de arte. Ou eu pode ser engano meu? Me diga você!

Os Lançamentos Tradicionais ficaram pra trás. Antes, grandes gravadoras investiram milhões para o lançamento dos o LP’s (vinil), Cd’s de um artista, movimentavam uma grana preta em TVs e Rádios para que aquele produto explodisse de tanto vender.

Esse modelo morreu logo após a música ter se tornado grátis , ou seja assim que a música se tornou digital e acessível a qualquer um na rede esse modelo ruiu caiu por terra.

Hoje, dificilmente você vê um CD sendo lançado antes de vermos o single de lançamento.

O digital mudou o modo em que as pessoas consomem música e abriu as portas do mercado fonográfico para que qualquer artista possa se posicionar de forma ou de outra.

Agora vamos ao que interessa atualmente existem novos modelos de lançamentos e você pode se beneficiar deles. Vamos lá!

1. Lançamento Infinito
Neste formato realmente não existe a noção de lançamento de disco, porque, por não existir álbum. Em vez do álbum temos apenas uma música e lança periodicamente, uma vez a cada dois meses ou na frequência que conseguir, sem comprometer a qualidade do som. Entre cada lançamento é viável executar mini planos de marketing para cada canção, construindo uma base de público, sólida e consistente a cada canção.

É um conceito muito bom para bandas independentes e músicos que estão começando a ganhar reconhecimento e ganhando novos fãs. Estará soltando novo conteúdo constantemente para manter seus fãs, ouvindo, assistindo e compartilhando.

2. Singles constante
Todos nós conhecemos a boas e velha estratégia do single. aquele clássico esquema tático de lançar uma música antes do álbum para deixar as pessoas animadas. Entretanto, cada vez mais músicos estão juntando o lançamento de um single ao de outro e estendendo essa tática.

Consiste em lançar algumas faixas em intervalos regulares antes do álbum está pronto para ser lançado oficialmente. Pode ser uma por semana, uma quinzenalmente ou no ritmo que funcionar melhor para você e seu público.Isso pode levar isso a outra estratégia que de engajamento e fazer com que seus fãs compartilhem. Estabeleça uma meta – pode ser um número X de likes, retweets compartilhamentos. Sendo que você lançará sua próxima música quando atingir a meta.

3. Lançamentos Surpresa
Um lançamento Surpresa que virou uma lenda, em dezembro de 2013, foi quando a cantora Beyoncé soltou de repente, um álbum com seu homônimo nome no iTunes sem antecipação com a imprensa ou mesmo tweets, ou qualquer forma de marketing antecipado.

Nos primeiros estágios da carreira e ainda sem o número de fãs que um artista renomado tem, optar por um álbum lançado de surpresa gera o risco de ninguém descobrir sobre ele.

4.Conteúdo Exclusivo
Oferecer conteúdo exclusivo é uma das melhores sacadas. Você pode oferecer às pessoas no sua lista de e-mails a prévia da sua música ou álbum novo. É só criar uma página secreta é lá colocar um player . O resultado de oferecer algo inestimável. Experimente.

5. Prévia
Esse formato parte do conceito do single, mas podendo ser realmente criativo na forma de fazer. Ao invés de lançar um álbum inteiro no formato de singles, dê a seu público um pouco mais, letras, das artes da capa, do instrumental ou mesmo só das ideias gerais do álbum.

Finalizando, não se tem mais aquela necessidade de ter 10 faixas ou mais pra mostrar que existe. Um single ou em EP podem fazer o trabalho muito bom quanto ou até melhor que os formatos antigos.

Participe, acessando e Nos siga nas redes sociais:


Blog: https://subdiscos.blogspot.com/

Twitter: https://twitter.com/sub_discos

Facebook:https://www.facebook.com/subdiscos/









Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Holdark - Ocean

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Conheça A Banda Elétron

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022