Popularização das plataformas de streaming diversificou opções para todo tipo de público; confira qual se encaixa no seu perfil
Antes da popularização das plataformas de streaming de música, o Spotify era a opção ideal para quem nunca tinha investido em um serviço do tipo. No entanto, atualmente temos uma série de opções atrativas no mercado que prometem atender as necessidades de todos.
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Para te ajudar na escolha, preparamos um comparativo entre o Spotify, Amazon Music, Apple Music e YouTube Music. Descubra abaixo qual deles combina mais com o seu perfil.
Spotify
Não dá para falar em streaming de áudio sem lembrar do serviço que foi pioneiro neste segmento. Lançado em 2008, o Spotify continua na frente dos concorrentes se levarmos em consideração o número de usuários da plataforma. O serviço possui cerca de 200 milhões de usuários ativos, sendo 96 milhões deles assinantes.
A oferta de planos do Spotify inclui uma opção mais em conta que sai por R$ 8,50 mensais - plano criado para atender os estudantes universitários. Neste caso, o usuário tem acesso a playback sem anúncios e a possibilidade de salvar músicas em diversos dispositivos.
Spotify é o primeiro colocado em número de usuários ativos. Imagem: Funstock/Shutterstock
Dependendo o uso, o plano Família pode oferecer algumas vantagens interessantes. A primeira delas é a possibilidade de utilizar seis contas diferentes para usuários que moram no mesmo endereço. Quem tem crianças em casa também pode aproveitar o Spotify Kids, um app dedicado especialmente para o público infantil. O serviço também oferece um plano individual por R$ 16,90 e o Duo por R$ 21,90 mensais. Com duas contas Premium diferentes, a última opção é ideal para os casais.
Quem não estiver disposto a investir em um dos planos pagos, pode experimentar o catálogo de 35 milhões de músicas por tempo ilimitado, porém com anúncios e outras limitações. Contas Premium, por exemplo, têm acesso à qualidade superior na reprodução do áudio, além da possibilidade de baixar milhares de músicas em até cinco dispositivos diferentes.
Apple Music
A Maçã já aposta no segmento de áudio desde 2001, ano em que a empresa inovou a indústria da música lançando o iPod e o iTunes. Mas foi em 2015 que a Apple passou a investir no streaming de áudio após adquirir a Beats Music por U$ 3 bilhões.
Como se trata de uma plataforma mais nova, o Apple Music ainda fica atrás do Spotify em número de usuários, com cerca de 40 milhões de contas ativas. Diferente do rival, o serviço da Apple oferece um período de três meses de degustação. Depois disso, o usuário deve optar por algum dos planos ofertados.
Apple investiu bilhões para entrar no segmento de streaming de áudio. Imagem: Sharaf Maksumov/Shutterstock
Assim como o Spotify, o Apple Music oferece um plano para estudantes que sai pelo mesmo valor que o concorrente, ou seja, R$ 8,50 mensais. Quem optar pelo serviço da Maçã terá a sua disposição uma biblioteca mais extensa, com 70 milhões de músicas, além de poder baixar até 100 mil títulos para sua biblioteca de áudio pessoal.
O serviço também funciona offline e pode ser acessado em dispositivos diferentes. O plano familiar é similar à oferta do Spotify, sendo seu diferencial a mensalidade de R$ 24,90, valor mais baixo do que o praticado pelo concorrente.
Amazon Music Unlimited
A gigante do varejo oferece duas opções diferentes para o usuário final. A primeira é o Prime Music, que apesar de gratuito possui apenas 2 milhões de músicas no seu catálogo, uma limitação que pode ser importante para a maioria dos usuários.
Quem chega para concorrer com o Spotify e o Apple Music é o Amazon Music Unlimited. Apesar de não contar com um número oficial, a estimativa é de que cerca de 80 milhões de usuários tenham acesso ativo na plataforma. Assim como os rivais, quem assinar o serviço da Amazon terá acesso a playblack sem anúncios e a possibilidade de salvar músicas em até 10 dispositivos, o dobro do que é oferecido atualmente pelo Spotify.
Amazon oferece plano especial para quem já possui algum dispositivo da linha Echo. Imagem: Amazon Music/Reprodução
Em termos de planos, o serviço oferece preço diferenciado para quem já possui algum dispositivo da linha Echo. Neste caso o usuário tem acesso à biblioteca de 60 milhões de músicas por R$ 6,90 mensais, a opção mais barata até aqui. Assim como os concorrentes, a Amazon também oferece um plano familiar para até seis usuários, por R$ 25,90 mensais.
YouTube Music
Assim como o Apple Music, o YouTube Music começou a dar os primeiros passos em 2015, porém desde 2018 a Google vem investindo pesado em busca de novos usuários. Atualmente, o serviço da gigante de buscas já pode ser considerado um rival de peso para o Spotify.
Falando em número de usuários, o YouTube Music tem uma vantagem que pode ser importante. A plataforma de vídeos do Google conta com 200 milhões de usuário ativos. Como os dois serviços funcionam de forma atrelada, a possibilidade de crescimento no futuro é significativa.
Google aposta em anúncios no YouTube para atrair novos usuários para sua plataforma de streaming. Imagem: Sharaf Maksumov/ Shutterstock
Com relação aos planos, o YouTube Music oferece aos estudantes uma opção que conta com um mês grátis mais R$ 8,50 mensais. Já o plano familiar oferece até cinco contas diferentes, e sai por R$ 25,50. Por fim, o plano individual segue custando R$ 16,90, mesmo valor praticado pelos concorrentes.
Uma vantagem do YouTube Music é a sua imensa biblioteca de áudio disponível. Além das 40 milhões de músicas oficiais, qualquer vídeo categorizado como Música no YouTube pode ser acessado no Music, expandindo o catálogo para mais de 100 milhões de títulos. Essa pode ser uma vantagem e tanto para quem gosta, por exemplo, de ouvir covers ou versões diferentes de músicas famosas.
Todos os planos oferecem playback em segundo plano, ou seja, o usuário pode continuar usando o seu dispositivo normalmente enquanto escuta suas músicas. Assim com os concorrentes, a plataforma oferece download de playlists e álbuns para reprodução offline. A qualidade do áudio é a mesma oferecida pelo Spotify. Dependendo da conexão do usuário, o serviço oferece reprodução em até 320 kbps.
Quem é a melhor?
Levando em conta todos os fatores mencionados até aqui, não dá para decidir quem é o vencedor absoluto. O Spotify oferece uma ótima biblioteca, recursos diferenciados e já está no mercado desde 2008.
Tanto o Apple Music como o Amazon Music Unlimited contam com um catálogo de músicas superior ao oferecido pelo rival. O que pode fazer a diferença entre os dois é o preço dos planos e as diferentes opções de download.
Já o YouTube Music conta com um diferencial importante. O serviço de streaming do Google oferece reprodução de vídeos, além de contar com a maior biblioteca de títulos.
A dica é experimentar cada uma das opções para ter certeza de qual atende melhor as suas necessidades. É importante ressaltar que para ter acesso aos planos estudantis, é preciso comprovar vínculo com alguma instituição de ensino.
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