Em de outubro de 2020, a MTV Brasil (hoje sendo referida como MTV Brasil completa 30 anos.
Sendo a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e primeira da marca a estrear na TV aberta, a versão brasileira da Music Television esteve presente nos lares de todo o Brasil sobre o comando do Grupo Abril durante 23 anos. Nesse meio tempo, a emissora foi responsável por momentos marcantes na história da TV brasileira, no cenário musical e na cultura em geral.
O canal foi responsável por apresentar ao Brasil diversos nomes consagrados no universo televisivo como Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, Maria Paula, Marcos Mion, Marcelo Adnet, Tata Werneck, dentre outros. Além de discutir temas intitulados como “tabus” pela sociedade em plena TV aberta como a luta contra a AIDS, orientação sexual e política, trazendo assim ao seu telespectador não só conteúdo musical e videoclipes, mas também um olhar crítico e responsável ao que estava acontecendo.
Uma das marcas registradas é a campanha "desligue a tv e vá ler um livro" que reflete na mente de muitos brasileiros até os dias de hoje, servindo como tema de monografias e discussões nos cursos de graduação audiovisual. Além de tudo o que já foi citado, a "Antiga MTV Brasil" possui em seu acervo um conteúdo musical gigantesco que conta com acústicos, entrevistas e shows exclusivos de cantores e bandas como Legião Urbana, Kid Abelha, Charlie Brown Jr., Tim Maia, Roberto Carlos e muitos outros. Conteúdo esse que precisa ser apresentado às gerações futuras de brasileiros.
Desde o fim do comando da Editora Abril em 2013, o público não tem acesso aos programas da emissora que fizeram história pois um acervo com mais de 33 mil fitas não está disponível para visitação e também não foi disponibilizado em serviços de streaming.
Desta forma, os perfis @amtvquedeucerto, @mtvbrasilmemorias e @diskmtvbr, como fãs do legado deixado pela “Antiga MTV” organizaram o abaixo-assinado: Assine Aqui
Este abaixo-assinado tem como o objetivo de buscar uma forma de fazer com que aconteça um acordo entre a Editora Abril e a Viacom para que o material produzido, produzido entre 1990 e 2013, seja disponibilizado em plataformas virtuais ou através de um canal de memórias da emissora, para possíveis consultas do público, ex-funcionários e artistas. Afinal, o material produzido pela emissora durante seus 23 anos de história é uma cultura necessária e de extrema importância para a reflexão do telespectador e o acervo musical brasileiro.
De casa nova, acervo da MTV Brasil pode estar perto de restauração,
Foi divulgada uma matéria, no site UOL, com novidades animadoras sobre o futuro do acervo da MTV Brasil. O site de entretenimento apurou a transferência das fitas para o prédio da Editora Abril e trouxe entrevistas com envolvidos na possível digitalização do acervo.
Em entrevista ao site, Fabio Carvalho, presidente do grupo Abril, comentou sobre o acervo e diz que "Ainda não houve tempo hábil de checagem detalhada de cada peça do acervo". Carvalho ainda afirma que "Segundo as informações que temos, o armazenamento no prédio antigo da MTV era realizado com a devida cautela e não esperamos problemas. Mas o acervo é volumoso e acabamos de recebê-lo. Estamos em fase inicial de estudos e análises do material".
Segundo Fabio Carvalho existem "inúmeras manifestações" de interesse de outras pessoas e empresas, tanto para aquisição como para parcerias de utilização. Ele ressalta, no entanto, que não há nenhum acordo firmado até o momento.
Quem também conversou com o UOL sobre o acervo da MTV foi Tiago Worcman, vice-presidente sênior de Música e Entretenimento da ViacomCBS América Latina, que afirmou que a Viacom tem interesse em alguns programas da antiga MTV Brasil.
Agora, mais do que nunca, é necessário mostrar aos envolvidos com as questões de disponibilização do acervo que o público precisa e deseja ter acesso ao conteúdo produzido pela MTV entre 1990 e 2013. Por isso, assine e divulgue a nossa petição pela digitalização do acervo da MTV Brasil.
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