Pular para o conteúdo principal

EXCLUÍDOS LANÇA CLIPE DE “ELAS SÃO FEMINISTAS”

Os Excluídos, banda paulista de punk rock com mais de 20 anos de estrada, lança nesta terça-feira (8) o vídeo clipe da música “Elas São Feministas”. A canção é uma homenagem à luta feminina por igualdade, respeito e direitos iguais. 

O som traz os elementos já tradicionais das músicas dos Excluídos, com uma forte preocupação na construção da letra e na harmonia e melodia. Assim, o lançamento apresenta frases e levadas instrumentais muito bem trabalhadas em conjunto com arranjos de vocais e backing vocals melodiosos. Outro detalhe na construção da música é sua pegada dançante, com uma pegada que remete ao powerpop, uma aposta muito interessante e que casou muito bem com o punk rock do quarteto. 

Preocupada em falar sobre assuntos relevantes no atual momento sócio político do mundo e, principalmente, do país, a banda não se eximiu em levantar o assunto feminismo, contudo com o devido cuidado que a pauta merece. 

Na parte da poesia, o grupo canta como observadores e apoiadores das ideias feministas, destacando que o protagonismo da luta é das mulheres. 

Responsável pela música e letra, Ronaldo Lopes, vocalista e guitarrista dos Excluídos, conta que a inspiração para a canção veio de sua vivência pessoal. “Eu namoro uma mulher, que vem de uma família de feministas, a mãe dela faz parte da ‘União de Mulheres de São Paulo’ desde o começo, e as filhas dela também já se identificam com o feminismo. Então, convivendo com elas deu para ter um pouco mais de noção de como elas, sendo mulheres e sendo feministas, enxergam e vivem isso, além do que a gente lia ou ouvia falar de feminismo. Então, além do momento atual, essa experiência doméstica foi a inspiração para a música.” 

Para Ronaldo, a maior dificuldade em abordar o assunto foi encontrar a melhor forma de escrever esse posicionamento. “É difícil você ser uma banda de quatro caras falando de um assunto que você pode falar como espectador, mas deixar o protagonismo para quem vive e é protagonista dessa luta. Mesmo que estejamos juntos com elas nessa luta, o protagonismo é delas. E encontrar o tom certo para passar isso foi a parte mais difícil, mas no final, eu acho que chegou num ponto muito bom, que era exatamente o que nós gostaríamos de expressar”, completou.

O videoclipe é 100% de autoria de Dani Monteiro, que já tinha trabalhado com a banda no clipe de “Não Passarão Jamais”, e foi responsável pela direção, produção e montagem, além de também atuar. Com total liberdade para criar e produzir, ela convidou Natália Matos, Mari Ramone e Monique Sossai para colaborar na produção e atuação do vídeo. Completam o time de produção Felipe Faia e Gabriel Sossai. 

Filmado em vários pontos da cidade de São Paulo, a obra mostra a relação das mulheres com a cidade e formas de representar suas reivindicações, intercalado com registros de manifestações feministas. 

“Elas São Feministas” estará presente no próximo disco de estúdio dos Excluídos, “Filhos da Desilusão”, que tem lançamento marcado para 17 de março. 

O show de lançamento do disco acontece no dia 19 de março no Hangar 110, ao lado das bandas Corazones Muertos e Os Roucos. Além de discotecagem de Bruno Gringo e Lari Bonilha. Os ingressos antecipados e com desconto para o show já estão à venda

 OS EXCLUÍDOS 


 Formado em 1998, na cidade de São Paulo, por Ronaldo Lopes, os Excluídos são uma das principais vozes do punk rock nacional do século 21. Parte da chamada “segunda geração” do estilo pelo jornalista e escritor Antonio Bivar, a banda foi incluída com destaque na reedição de 2001 do icônico livro “O Que É Punk” (Editora Brasiliense). 

 A angústia e a rebeldia, inerentes do espírito adolescente, aliadas ao gosto pela música, foram os principais combustíveis para o nascimento do grupo. Influenciados por grandes nomes de bandas inglesas e norte americanas do final da década de 1970, como The Clash, Buzzcocks, Ramones, Damned, The Jam, Sex Pistols, entre outros, o grupo agregou uma nova linguagem ao punk brasileiro. 

Aliando musicalidade à energia do estilo, os Excluídos trouxeram letras que exploram a individualidade com poesia, sem perder o lado questionador e combativo do punk rock. A banda também se destaca na questão estética, com um visual mais sóbrio, que vem dessas influências. Assim, seus integrantes sempre se apresentam utilizando ternos, camisas, costeletas, topetes e, até mesmo maquiagem, com as lágrimas que se tornaram uma assinatura do quarteto. 

 Com apresentações ao vivo cheias de energia e que geram diferentes sensações, o quarteto incendeia o público que acompanha seus shows. Não à toa, desde seu início a banda conquistou espaço em grandes eventos do rock independente nacional, como os festivais: A Um Passo do Fim do Mundo (2002), Rock em Sampa (2002), Grito das Mulheres no Ipiranga (2004), Rock nos Trilhos (2005), O Fim do Mundo, Enfim (2012), Outubro Independente (2016), Tomada Rock Festival (2017), Festival Oxigênio (2018), entre outros. 

 Além disso, os Excluídos já passaram por palcos importantes como Hangar 110, Carioca Club, diversas sedes da rede SESC, na capital paulista e no interior do Estado, Centro Cultural São Paulo, Fiesp, casas de cultura espalhadas pelo país e inúmeras casas de shows da cena underground brasileira. Com essa bagagem o quarteto já dividiu o palco com grandes nomes da música tanto nacionais, como CPM 22, Ratos de Porão, Inocentes, Cólera, Garotos Podres, Lobão, entre muitos outros, quanto internacionais, como Stiff Little Fingers, GBH, Rezillos, The Adicts, Toy Dolls e TSOL. 

 Focada sempre em apresentar sons autorais, a banda fez seus primeiros lançamentos em coletâneas independentes. Em 2000 lançou o disco “Apostando Tudo”, um split com a também paulista Flicts. O trabalho foi bastante impactante e muito bem recebido pelo público. 

Em 2002, lançam seu primeiro trabalho completo, “Antes de Tudo”, com oito canções. Já com um pouco mais de experiência, o trabalho apresenta um disco mais maduro e, provavelmente, um dos mais marcantes dos Excluídos, colocando-os como um dos grandes expoentes da nova geração do punk nacional. 

Após um longo período sem lançamentos, mudanças na formação e quatro anos de um intenso processo de produção, em 2014, foi lançado o álbum “Meus Dilemas”. Com 13 faixas, de diversos momentos da carreira da banda, o disco foi totalmente feito pelo quarteto, sem interferências externas. Um trabalho que explorou e ousou em sua construção de melodias, harmonias e temáticas de cada música.

O último lançamento do grupo é o single “Sua Vida Por Um Triz”. No melhor estilo dos antigos singles lançados em vinil, o trabalho, apesar de ter sido lançado digitalmente, possui duas músicas. Além da faixa tema, também está presente o som “Só Mais um Degrau”. 

Atualmente, o quarteto se prepara para lançar seu terceiro disco full, “Filhos da Desilusão”, que será disponibilizado nas plataformas digitais em 2022. Após algumas mudanças de formação, atualmente os Excluídos são, além de Ronaldo (voz e guitarra), os músicos Caio Klasing (baixo e backing vocal), André Larcher (guitarra e backing vocal) e Raphael Menuzzo (bateria). 

Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022