Pular para o conteúdo principal

Morre, aos 78 anos, professor que contribuiu com o desenvolvimento da música profissional em Caxias do Sul

---

Meronio Sachet atuava em uma escola de música fundada com a esposa e também lecionou na UCS, sendo reconhecido como importante colaborador para o setor na cidade

Divulgação / Arquivo pessoal

O professor e músico fez parte da história de Caxias, com destaque por sua trajetória 
profissional na área do ensino

Familiares e amigos se despedem, nesta terça-feira (21), de Meronio Sachet. O professor e músico que fez parte da história de Caxias do Sul, com destaque por sua trajetória profissional na área do ensino musical, morreu no início da madrugada, aos 78 anos. Segundo relato de pessoas próximas, ele morreu após uma queda sofrida na escada do apartamento onde morava com a esposa Eliana Braunstein, no bairro Pio X. Ainda segundo informações de conhecidos, ele apresentava dificuldades de equilíbrio e movimentação desde que sofreu um AVC, há cerca de uma década, em um quadro que vinha se agravando nos últimos meses. O velório ocorre desde as 10h30min, na Capela B do Memorial São José, e o sepultamento está marcado para as 16h30min, no Cemitério Parque. Além da esposa, Meronio deixa dois filhos.

Natural de Farroupilha, Sachet mudou-se para Caxias do Sul ainda na infância, junto de sua família. Detentor de um extenso currículo, atuou como professor acadêmico, lecionando Violão e História da Música na Universidade de Caxias do Sul. Foi guitarrista, arranjador e diretor musical em bandas nacionais e internacionais. Especialista em violão clássico, também dava aulas de guitarra, violão popular e disciplinas complementares como arranjo, percepção auditiva, e harmonia. O legado de Sachet, especialmente voltado ao ensino, é reconhecido no meio desde antes de sua partida.

Na década de 1960 já atuava como músico na cidade e formou a Banda Itamone, que está em atividade até os dias de hoje. De 1972 a 1979, residiu na Cidade do México, onde cursou especialização em violão clássico, retornando para Caxias do Sul com conhecimentos a serem compartilhados. Para alguns amigos, este foi um importante marco no desenvolvimento da música profissional em Caxias do Sul.

"A música de Caxias se divide em antes e depois de Meronio Sachet"

— Uma vez ouvi o maestro Fernando Berti falando isso pra um grupo de pessoas, e acredito que traduza bem o tamanho deste legado: por muito tempo, aqui em Caxias, as pessoas aprendiam por conta, não tinha uma formalização do conhecimento da música. Depois de sete anos morando no México, o Meronio trouxe o diferencial que precisava para os músicos se profissionalizarem ainda mais. A música de Caxias se divide em antes e depois de Meronio Sachet  — afirma Duda Goldani, músico e professor que também atua na parte administrativa da Prelúdio, escola musical fundada por Meronio e sua esposa, também musicista, no final dos anos 1980.

— Em todos os momentos, independente de como era a relação, como aluno ou colega, ele sempre foi muito generoso, incentivador do crescimento e do aprendizado, de não ter medo de correr atrás do sonho de ser músico — completa Goldani, que teve Meronio como um de seus primeiros professores, além de ter trabalhado com o músico em diferentes projetos.

Lazaro Nascimento, produtor musical e músico autodidata, diz que não chegou a ter aulas com o professor Meronio, mas afirma que o conhecimento dele formou muitos de seus colegas de profissão.

— Ele tinha um ensino diferenciado, trouxe métodos de fora do Brasil. Formou muito músico bom na cidade e também é responsável pela cultura musical de qualidade em Caxias — afirma Nascimento. 

Em uma postagem nas redes sociais, a esposa de Meronio, Eliana, compartilhou informações sobre velório e sepultamento, citando ele como "companheiro, parceiro, amigo compreensivo, pleno de muita espiritualidade e música"na união que mantiveram por 35 anos.


---

Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022