Pular para o conteúdo principal

Projeto Piloto: Conheça o Programa de rádio focado na música independente

Por que leva o nome Projeto “piloto”?


Há pelo menos três teorias. O termo é aplicado desde 1920 para significar “servir como um protótipo”, como é o caso da expressão “programa piloto. Há também registros em que a palavra significa “guiar”.

Outra explicação é a de que o termo seja derivado da expressão “pilot light” (chama-piloto) dos fogões. Nesse sentido, um episódio piloto é como uma pequena chama usada para iniciar um fogo maior.

Em series de televisão o episódio piloto é o nome dado para o primeiro episódio de uma série.

O rádio é um dos meios de comunicação mais tradicionais do Brasil. E, ao contrário do que muita gente pensa, vem conquistando cada vez mais espaço nos meios digitais.

Com um público sempre fiel, os programas de rádio apresentam as temáticas mais variadas possíveis e estão cada vez mais democráticos e acessíveis.

O Projeto Piloto é um programa na Rádio Web da Editora Virtua que nasce através de um convite feito por Rafael Augusto Machado fundador da Editora virtua ao Anderson Severo (Tchaina HC) para produzir e apresentar um programa nos horários de segunda à sábado  das 19h às 20h.

E Após um segundo convite do Camilo Bassols diretor da Radio Putzgrila sediada em Porto Alegre RS iniciou-se o projeto piloto as terças feiras das 21h às 20h na rádio rock de verdade.

A ideia inicial era mostrar os trabalhos das bandas que frequentam o estúdio Ophicina Sonora em Caxias do Sul – RS, Sede da Sub_Discos Selo Fonográfico.

Mas ao iniciar a produção e realizar a curadoria de bandas e artista e selecionar as músicas foram mais abrangentes e estenderão a programação musical, pautas as notícias recorrendo a matérias publicadas nos veículos de imprensa e comunicação parceiros que sempre trazem o que tem de mais recente na atualidade da música autoral e independentes e fora do eixo Mainstream.

Conheça alguns Sites parceiros que são utilizados para curadoria de músicas, informações e notícias do Projeto Piloto:


Proposta do Programa:

Levar para o público informações sobre bandas, artista em geral do cenário underground, evitando as bandas do Mainstream, onde o foco e dar ibope para bandas novas ou relativamente novas, assim como bandas que estão ralando há muito tempo e não tem espaço na mídia convencional.

Divulgando os lançamentos de álbuns, singles, EP’s, Clipes, Troca de formação, shows e tudo mais que seja importante para o público saber, presença em shows, afins de registros e documentários. O programa se utiliza de quadros e sketches sempre apresentados de uma forma espontânea e divertida.  

Quadros Fixos:

Como o cronograma de programas inéditos ocorrem na rádio Putzgrila, sendo um loop de reprises na editora virtual temos dois quadros fixos até o momento:

Rock Na Ativa:           

Rock Na Ativa começou como uma playlist colaborativa no Spotfy e tantas outras plataformas digitais no intuito de ser executada pelo menos uma vez por semana pelos músicos envolvidos e como rolou uma dinâmica de amizade e colaboração dedicamos uma terça por mês, a primeira no caso a rodar as músicas da playlist interagir com os músicos participantes, através de participações presenciais ou aplicativos, lives, entrevistas, brindes. Rock Na Ativa Vol. I

https://open.spotify.com/playlist/5Y39fs7g0b2w9EivubxQOD

Terça Punk:

A última terça de cada mês é totalmente dedicada a cultura punk e seus produtos e universo, tão amplo e polêmico além de trazer música punk e todos seus sub gêneros, temos tópicos  como literatura, filosofia, polemicas e controvérsias, Filmes e tudo relacionado ao vasto universo punk

Quadros E Sketch Esporádicos ou intercalados:

Aquele negócio é música: foco no mercado da música em todos os âmbitos, fonográficos, produção, shows, eventos, serviços e tecnologia.

Livros que você já deveria ter lido: momento do programa onde há espaço para se falar sobre literatura sempre com preferência para publicações como biografias ou relacionadas à música. Leitura de trechos e passagens mais importantes.

Filmes que já deveria ter visto: O nome já diz tudo o foco é sempre em voltado para filmes relacionado com o universo musical mas nada impede e falar de outros filmes culturalmente relevantes ou ou não.

Metflix: Espaço para falar de Series livremente evitando spoilers

Oferecimento dos Parceiros: Citamos os sites de onde tiramos as músicas e as pautas.

Financiamento: O Programa é gravado no Estúdio Ophicina Sonora e produzido pela Sub_Discos Distro Label, veiculado na rádio web da editora Virtua e Radio Putzgrila.

É um programa independente

Produção e Apresentação: Anderson Severo Tchaina

 

Para enviar materiais, notícias, musicas, releases, lançamentos Pelos seguintes contatos:

 

E mail: subdiscos@gmail.com 

 

Face:   facebook.com/subdiscos

 

Aproveita e dá um confere numa entrevistas mius legais que já rolaram no programa:

 

https://www.mixcloud.com/radioputzgrila/projeto-piloto-017-230620/




Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022