Pular para o conteúdo principal

Passa Disco promove lançamento de disco inédito de Guilherme Lamounier

 "Simple" reúne raridades e gravações inéditas em inglês com lançamento pelo selo Discobertas


Guilherme Lamounier - Divulgação
Guilherme Lamounier foi uma figura marcante na história da música brasileira, deixando um legado significativo com suas composições e sua presença artística. Seu talento e contribuições continuam sendo admirados e lembrados pelos fãs da música até os dias de hoje. Ao longo de sua carreira, Guilherme gravou álbuns icônicos, além de lançar vários compactos. Suas composições também foram escolhidas para integrar trilhas sonoras de novelas populares da Rede Globo, ampliando ainda mais sua visibilidade e alcançando um público mais amplo. Em vida Guilherme Lamounier tinha o sonho de lançar um disco com composições inéditas em inglês. Após sua passagem em 2018 foram resgatadas, restauradas e catalogadas diversas fitas cassete e manuscritos com composições inéditas do artista, e sábado (03/06), na Passa Disco (Recife), o sonho de Guilherme Lamounier será finalmente realizado. Com lançamento exclusivo do selo Discobertas capitaneado pelo pesquisador Marcelo Fróes e restauração de áudio feita pelo produtor musical Zeca Viana, o álbum "Simple" ganha tiragem física em CD com direção artística e curadoria de Alipio Argeu, transcrição de letras de Gabriela Borges, projeto gráfico de Bady Cartier e arte de Elis Brito. Todo o processo foi realizado com supervisão de Márcia Weber, viúva do artista.

SIMPLE - HISTÓRICO

Em 2019, um ano após seu falecimento, foi iniciado um projeto de revitalização de vida e obra de Guilherme Lamounier - idealizado por Alipio Argeu, músico e pesquisador baiano, e por Márcia Weber -, onde fitas cassete e manuscritos foram digitalizados. A partir daí, iniciou-se um intenso processo de curadoria para catalogar canções em inglês que foram localizadas no material, com gravações datadas entre 1973 e 1977.

Em vida, o próprio Lamounier manifestou seu desejo de ter um disco em inglês, proposta que, infelizmente, não chegou a se concretizar - até agora. O disco, intimista e impactante, apresenta um Guilherme Lamounier inédito e em seu estado bruto, com canções que flertam com sua época de melhor safra de composição.

ELE, VOZ, VIOLÃO E PIANO 
Por Alipio Argeu

Onze canções foram escolhidas para a realização do disco, cuja atmosfera introduz um Lamounier novo para o grande público. Este raro material foi extraído de uma das várias fitas cassete, guardadas por mais de 40 anos pela mãe do artista, Sylvia Lamounier (In memoriam), sob a proteção cuidadosa de Sérgio Van Lammeren. Destaca-se: “Jane”, “It’s All Over”, “I Believe That What I Feel Is Love”, “Simple” e “I’ve Been Thinking About Love”.

Ainda em 1973, logo após o lançamento de seu segundo disco, Guilherme também gravou um trabalho inédito no Brasil, de onde foram extraídas do compacto que faz parte do acervo da Márcia Weber, as faixas “So High I” e “Ain’t No Reason To Understand”. Na época, foi a primeira tentativa de internacionalizar sua carreira, através de um empresário, mas a proposta não foi adiante. “In Heaven” e “My Garden” foram localizadas também no acervo, faixas datadas de 1976. 

O disco fecha com “Power of Love”, gravação de 1977. A atemporalidade da obra de Guilherme Lamounier vem sendo redescoberta e revisitada pela nova geração de artistas e de público, principalmente, a partir do compartilhamento digital de seus trabalhos. Produções inéditas e preservadas por décadas, mas que só agora veem a luz do dia, reforçam a contemporaneidade e riqueza artística de suas canções hábeis de atravessar vidas.

SOBRE A RESTAURAÇÃO 
Por Zeca Viana

Este álbum é uma verdadeira relíquia, fruto de um árduo trabalho de pesquisa e restauração. Por isso é importante pontuar que as gravações que agora os fãs têm em mãos são resultado de um resgate de registros caseiros raríssimos e que estavam dados como perdidos; possivelmente, para sempre. 

Podemos pensar em destino ou, quem sabe, em uma ajudinha do próprio Guilherme que lá de cima nos deu pistas valiosas e muitas intuições para investigar, catalogar e reunir todo este material no álbum “Simple”. Aliás, um álbum todo em inglês que era um desejo seu e que pôde ser concretizado agora. A maioria destas gravações foi captada originalmente como registro pessoal, muitas vezes com equipamento amador. Tivemos muitas dificuldades técnicas que envolveram problemas de rotação, ruídos de rede elétrica, reverberação, poeira, etc. 

Todas estas canções foram registradas em fitas cassete pelo próprio Guilherme; seja na intimidade do seu quarto ou em out takes de estúdio. Estas fitas ficaram guardadas por décadas e naturalmente sofreram bastante com a ação do tempo. O trabalho de restauração foi minucioso, demorado e levou em conta a reservação das características originais das gravações (dinâmica, acústica, tape hiss analógico, etc.).

Não criamos uma “maquiagem” sonora diferente das gravações originais. Pelo contrário. Nosso objetivo é apresentar aos fãs o que de mais precioso estas gravações podem nos revelar: as características de um material inédito e raríssimo de Guilherme Lamounier em seu estado mais íntimo: voz, violão e piano. Escolhemos não deteriorar as frequências em busca de um padrão hi-fi digital que não condiz com o material que temos em mãos. 

É preciso ouvir esse álbum como quem folheia um manuscrito místico: as palavras são mais importantes do que as folhas amareladas. Então, as características analógicas foram preservadas com foco em uma masterização suave, mantendo a dinâmica original e a integridade dos picos de frequências, utilizando de recursos técnicos que apenas tornasse evidente o que já estava ali: a mais pura genialidade de Guilherme Lamounier. E, depois de ouvir este álbum, talvez o próprio Guilherme te perguntasse em tom de brincadeira: será que eu pus um grilo na sua cabeça?


EQUIPE TÉCNICA 
Produtor executivo: Marcelo Fróes
Diretor artístico e curador: Alipio Argeu
Restauração e remasterização: Zeca Viana
Transcrição de letras: Gabriela Borges
Projeto gráfico: Bady Cartier
Arte: Elis Brito

--
Recife Lo-Fi 
📻 Frei Caneca FM • 101,5 FM (Região Metropolitana do Recife)
🗓 Todas as quartas • 18h 
🎙️ Apresentação Zeca Viana
Recife Lo-Fi no YouTubeSpotify


Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022