Pular para o conteúdo principal

Vai até o dia 12 de junho o prazo para as inscrições para o Prêmio Rádio MEC 100 anos

 Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rádio MEC 100 anos. A iniciativa tem como objetivo revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas e valorizar a produção de artistas de todo o Brasil. Os interessados em concorrer devem preencher gratuitamente um formulário na página do concurso até o dia 12 de junho.

Como parte da programação de aniversário da Rádio MEC que completou, no dia 20 de abril, 100 anos, o prêmio dará visibilidade a cantores, compositores e instrumentistas. As músicas selecionadas entrarão na programação da emissora. "Esta edição, além de comemorar os 100 anos da Rádio MEC, dará continuidade à história desse prêmio, conhecido por abrir espaço para o artista novo e independente. Então, vamos celebrar o centenário da emissora, mantendo a dinâmica de fazer uma rádio para a sociedade e para os artistas", destaca Thiago Regotto, gerente-executo de Rádios da EBC.

Em 2022, o vencedor foi o músico, saxofonista e flautista Marcelo Louback, com o frevo "Sem perder tempo". "Eu vivo de música. Minha vida é produzir, compor, arranjar. Ano passado, quando eu vi o edital para o prêmio, pensei que seria uma boa oportunidade para divulgar a minha carreira", afirma Louback. O resultado do prêmio, o incentivou a continuar na arte. "É um prêmio e um reconhecimento a nível nacional. Ter sido o vencedor da edição de 2022 me estimulou a participar de outros festivais. Inclusive, já me inscrevi para o prêmio da Rádio MEC deste ano. Ele é um grande incentivador e valorizador da arte do país", comemora.

Para o Prêmio Rádio MEC 100 anos, Marcelo Louback inscreveu a música "Zabulê", na categoria Instrumental. "Ela tem uma roupagem de funk carioca com elementos do jazz", explica.

 

Edital

Os inscritos poderão concorrer com até duas composições em cada uma das quatro categorias do festival: Música Clássica, Instrumental, Infantil e Canção. A regra (Edital) exige composições inéditas e em português. Ao todo serão 12 prêmios: Melhor Música Clássica, Melhor Intérprete Música Clássica, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Música Instrumental, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete Música Infantil, Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Clássica - Voto Popular, Melhor Música Instrumental - Voto Popular, Melhor Música Infantil - Voto Popular e Melhor Canção - Voto Popular.

A Comissão Julgadora será composta por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical, e por profissionais da EBC. Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de setembro no site do Prêmio e durante programação especial. 

 

Prêmio Rádio MEC 100 anos

27/04 - Abertura das Inscrições (A partir das 15h)
27/04 a 12/06 - Período de inscrição
11/07 - Divulgação das músicas classificadas
11/07 a 17/08 - Período de veiculação nas emissoras
11/07 a 17/08 - Votação Popular (Internet)
18/08 - Divulgação das músicas semifinalistas
18/08 a 14/09 - Período de veiculação nas emissoras
18/08 a 14/09 - Votação Popular (Internet)
15/09 - Divulgação das músicas finalistas
15/09 a 25/09 - Período de veiculação nas emissoras
25/09 - Divulgação dos vencedores


Comentários

As mais lidas

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Resenha: Tonelada - Ignorante

Conheça A Banda Elétron

A Revolução Punk Feminina: Domperidhona, uma banda Punk de Curitiba lança seu primeiro trabalho.

Bolsonaro: impeachment já!

Sylvestra Bianchi lança "Está Difícil Se Relacionar": uma reflexão sobre conexões humanas

SÍNDROME K: Metal cantado em português! Aguardado segundo álbum “Sobreviventes do Mal” é lançado, ouça agora!

Playlist Lançamentos 2021 / 2022