A Rivadavia, banda sul brasileira de rock autoral, está lançando o seu mais importante trabalho em 2022, é o single e videoclipe de "Lanceiros Negros", uma música que busca desconstruir o mito farroupilha, mas construir uma ponte entre o rock e a música e a cultura gaúcha.
OUÇA AQUI “Lanceiros Negros” 2022:
Inspirada na obra “História Regional da Infâmia”, do historiador Juremir Machado da Silva, a faixa trata do “Massacre de Porongos” ocorrido no contexto da “Guerra dos Farrapos” (1835-1845), a guerra civil mais longa da história do Brasil.
"Lanceiros Negros" é mais que uma música, é um manifesto que tonifica nossa identidade, com a participação de Renato Müller na gaita ponto, a faixa mistura a linguagem do rock e da música tradicional gaúcha de maneira crítica, afetiva e contundente, evocando o Massacre de Porongos durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845) quando os Lanceiros Negros do título foram massacrados num ataque traiçoeiro combinado entre líderes das tropas imperiais e farroupilhas, a música então cobra justiça histórica fazendo uso de elementos da cultura gaúcha.
A inspiração para a capa do single veio da arte que estampava os discos da A Casa Elétrica (1913 - 1924), lendária fábrica e gravadora de Porto Alegre, a segunda da América Latina e a primeira a prensar um tango no continente, a capa é baseada na ilustração que estampava os discos de gramofone da gravadora nos anos 20, dando um ar vintage ao trabalho. Lembrando que os responsáveis pela arte da capa foram Jo Reis e Liu Barros.
Em Setembro em o videoclipe que foi filmado numa locação no interior de Santo Antônio da Patrulha, no intuito de ilustrar e mesmo homenagear criticamente a cultura pampeana gaucha e sua intimidade com a natureza, o vídeo traz ainda participações de personalidades negras, representando uma cobrança contemporânea a essa ufanista mitologia farrapa, com lançamento em início de setembro.
Sobre:
A Rivadavia
Rivadavia navega o mar difuso do rock, mistura o moderno ao tradicional, o triste e o feliz entre o simples e o complexo, pode evoluir para trás ou regredir pra frente, é o experimento estético que faz o barato autoral pra banda.
Formação:
Jo Reis voz (@joreisss )
Liu Barros guitarr (@liu_barros_)
Deleoni Grandini baixo (@deleonigrandini )
Jamur Souza bateria (@jamursouza )
Discografia:
“Outtasight” 2016
“Black Flag” 2018
“Você” 2018
“Inseguro Animal” 2018
“Bandido e Santo” 2019
“Maria Cristina” 2019
“We Are the Stars” 2020
“Live Quarentena” 2020
"Acústico" 2020
“El Gado Solo Quieres Trabajar” 2021
“Além do Bem do Mal” 2021
“Bailaora” 2021
“Amor de Feira” 2022
Redes Sociais:
Comentários
Postar um comentário