Pular para o conteúdo principal

Estratégias para Músicos e Bandas nas plataformas online: Instagram

---- 
Série sobre como usar as redes e o streaming a seu favor continua com a rede social mais popular no momento, com mais de 300 milhões de usuários e muitas possibilidades de difusão e monetização 

 


Esta reportagem é sobre as estratégias para tirar o melhor proveito possível do Instagram, a principal rede social, hoje, aquela em que todo mundo está. Mas o beabá vale para qualquer outra.

É o que diz Arthur Fitzgibbon, presidente da ONErpm Brasil — um dos principais agregadores digitais do mundo, que nasceu no nosso país. Para ele, três itens são fundamentais na hora de abordar uma estratégia no Insta e nas outras: ter bastante antecedência para o lançamento, de modo a trabalhá-lo bem; fazer campanhas de pré-save, gerando buzz antes mesmo da entrega do disco ou single; e investimento em mídia, online e off-line. “Quando o artista faz isso, ele consegue manter a relevância de redes sociais e engajamento, fazendo com que os algoritmos trabalhem para um alcance maior da sua música, sem depender exclusivamente de apoios editoriais (reportagens em meios de comunicação). ”

 

No caso específico do Instagram, referência em fotografia, música, artes, estilo de vida, gastronomia, viagens e tantos outros temas para mais de 300 milhões de usuários mensais, é preciso criatividade se o objetivo é se destacar. Confira alguns pontos importantes a ter em conta ali:



----

 

·  Conteúdo - Tenha a certeza de que seu perfil é público, não privado. Dedique-se à sua biografia – um pequeno texto informativo e atraente ajuda a seduzir seguidores. Selecione as melhores imagens para serem publicadas. Estas imagens precisam conversar diretamente com seu propósito naquela rede. Se você é artista, tenha mais imagens relacionadas ao seu trabalho do que à sua vida pessoal. Poste com frequência e esteja atento ao feedback de seus seguidores, porque será através dele que você saberá o que está funcionando e o que não está.

·  Dia a dia - Compartilhe um pouco do seu dia a dia. Os fãs seguem determinados artistas por identificação. Por isso, postar uma dica de música, um livro ou filme vai ajudar a estreitar a relação do artista com seu fã ou seguidor. Legendas mais descontraídas e menos profissionais melhoram o engajamento.

·  Busque e use sua música - Se tiver músicas no banco de canções já licenciado (junto a gravadoras, selos, editoras e agregadores digitais) para uso com pagamento de royalties aos seus titulares, faça-o! Use sua música, compartilhe a letra e os créditos do compositor e de outros titulares. Além de ganhar royalties e execução pública, você ajuda a promover tanto o conteúdo com os profissionais responsáveis por ele.

 

----

·   

·  Hashtag - A tag postada junto com a foto é o elo entre seu perfil e toda a plataforma. Marcar as hashtags certas pode dar uma grande exposição ao seu perfil, porque o insere na “conversa” coletiva, atrai audiência e melhora sua posição nas buscas. Vale dizer que colocar várias hashtags numa mesma foto não vai atrair mais seguidores; pode até espantá-los.

·  Horário das postagens - Apesar de não ser uma regra, algumas imagens e vídeos acabam tendo melhor desempenho em alguns horários, e a própria ferramenta o ajuda a gerenciar o momento certo para postar Através de gráficos, o Instagram faz uma análise de conteúdo e engajamento, mostrando todas as estatísticas do seu perfil. O melhor horário para cada usuário postar suas fotos varia de acordo com o perfil de seus seguidores.

·  Seja participativo - O Instagram é uma rede social e, como tal, promove interações. Não basta postar fotos e marcar as hashtags certas, é preciso seguir, curtir outros perfis e deixar comentários em fotos, vídeos e publicações alheios. Mas o mais importante é responder a todos os comentários de suas postagens. Movimento gera movimento — e engajamento também.

Reels - Recentemente, o Instagram criou esse recurso para concorrer diretamente com o TikTok. A ferramenta permite criar vídeos curtos (até 15 segundos) usando áudios e efeitos. Um dos principais motivos de o lançamento estar fazendo sucesso é que todas as criações do Reels ficam agrupadas em uma aba específica no perfil. Além disso, a plataforma está dando muito destaque a esses conteúdos. Os vídeos criados via Reels aparecem em tamanho maior e, com grande frequência, no apartado Explorar. Um incentivo e tanto para quem busca aumentar o engajamento
 

Direitos autorais

Em nível internacional, e também no Brasil, o Instagram já tem contratos com selos, gravadoras e distribuidores digitais para o licenciamento de músicas, como dissemos aí acima, no tópico "Busque e use sua música". Ou seja, o uso de qualquer das obras contidas no banco de canções licenciado rende direitos fonomecânicos aos seus titulares. Além disso, também há acordo com o Ecad, de modo que os titulares de direitos (autorais, não conexos) de execução pública também recebem caso suas canções sejam reproduzidas nos vídeos.

Fonte: UBC Por Fabiane Pereira, do Rio


Nos Siga Instagram! 

 

 


 


@subdiscos_distro



Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022