Pular para o conteúdo principal

João do Vale: é o maranhense homenageado pelo Doodle do Google

---

Cantor e compositor é o criador de vários clássicos da música brasileira e ficou conhecido como o 'Poeta do Povo'.

Na manhã desta terça-feira (11), os internautas brasileiros amanheceram com uma arte em homenagem ao maranhense João do Vale no Doogle do Google - área do site acima da caixa de pesquisa.

A imagem mostra João do Vale ao centro, com um microfone, e rodeado por instrumentos musicais como tambor, sanfona, triângulo e violão. Clicando na arte, é possível conferir mais informações sobre a vida e obra do cantor e compositor, que completaria 88 anos neste 11 de outubro.


Quem foi João do Vale

Compositor João do Vale — Foto: Reprodução / Capa de disco

Compositor João do Vale — Foto: Reprodução / Capa de disco

João Batista do Vale nasceu em 11 de outubro de 1934 em Pedreiras, que fica a cerca de 245 km de São Luís. De origem humilde, se mudou para São Luís em 1947, em busca de uma vida melhor, mas já gostava de música.

Com 13 anos de idade, vendia laranjas na capital e começou a compor músicas em grupo de bumba meu boi, mas precisou sair de São Luís para poder ter mais retorno financeiro com seu talento.

João do Vale, cantor e compositor maranhense — Foto: Reprodução/TV Mirante

Depois de passar por Teresina e outras cidades, finalmente João chega ao 

Rio de Janeiro, em 1950, onde teve o reconhecimento de seu talento e se 

tornou o 'Poeta do Povo'.


Além de brilhar como cantor, João é o autor de clássicos da música brasileira, como 'Carcará', imortalizada na interpretação de Maria Bethânia; Peba na pimenta, com Adelino Rivera; e Pisa na fulô, com Ernesto Pires e Silveira Júnior.


Por causa de sua obra, João do Vale é lembrado até hoje como uma figura-chave no cenário musical brasileiro e morreu em 6 de dezembro de 1996, aos 62 anos. Em São Luís, um teatro se chama 'João do Vale', em sua homenagem. Já em Pedreiras, sua cidade natal, existe um memorial.


Fonte: G1 

Doações: Toda comunidade online requer manutenção e desenvolvimento para crescer. Muitos sites são administrados por um grupo de voluntários que dedicam seu tempo à causa. Cada voluntário faz uma contribuição valiosa para o sucesso de seu projeto. É por isso que é importante reconhecer o trabalho que os voluntários fazem.

A maneira mais óbvia de apoiar um site é doar dinheiro. Na verdade, a maioria dos sites ganha dinheiro por meio de anúncios e patrocínios.

Cada contribuição - monetária, técnica ou emocional - ajuda os projetos a desenvolver comunidades online. Sem qualquer ajuda, muitos projetos da web não seriam capazes de funcionar! Portanto, continue apoiando nossa causa! No entanto, muitos sites só funcionam com o trabalho duro de alguns voluntários. Ninguém jamais criaria novo conteúdo de internet sem voluntários!





https://pag.ae/7VLiJLxzr

---

Comentários

As mais lidas

Entrevista - Barok Projekto

Entrevista - Evil Sense

Entrevista - Bruthus

Sylvestra Bianchi: Música, magia e encanto, conheça mais do Rock Cósmico! (Resenha)

Cena cultural punk de Caxias agora terá memória registrada em vídeo e livro

EXCALIBUR: Guilherme Siervi será o vocalista convidado que registrará o álbum “Gods and Heroes”

Conheça A Banda Elétron

Detonautas lança "Roqueiro Reaça" e Tico Santa Cruz alfineta: "Alguns roqueiros no Brasil adotaram esse discurso"

Stranger Things: Iron Maiden faz homenagem ao Eddie Munson (Joseph Quinn)

MACUMBAZILLA: grupo anuncia gravação de novo disco

Playlist Lançamentos 2021 / 2022