Pular para o conteúdo principal

Oi Futuro apresenta Semana PodSim, que debate participação das mulheres no universo dos podcasts

Evento online gratuito, de 23 a 25 de março, traz oficinas, palestras, mesas e shows de artistas independentes



Ana Claudino - Debate sobre Mídias Periféricas

 

A Podsim, única produtora de podcasts do Brasil formada exclusivamente por mulheres, realiza entre os dias 23 e 25 de março a Semana Podsim, evento online e gratuito com palestras sobre produção e conteúdo a respeito da mídia falada que tem caído nas graças dos usuários de internet. A Semana Podsim tem patrocínio da Oi com apoio do Oi Futuro.

 

Entre os destaques da programação estão oficinas de áudio criativo e de consciência vocal, debate sobre mídias periféricas e universo do podcast no Brasil, além de shows de artistas independentes. A Semana Podsim será transmitida pelo YouTube da Podsim (programação completa abaixo; inscreva-se no canal para ser notificado). 

 

Kellen Moraes - Debate sobre o Mercado do Podcast no Brasil

 

Nascida em 2019 no Rio de Janeiro pelas mãos de um grupo de mulheres que atua no campo da música, áudio, voz e sonoplastia, a Podsim é a primeira central de podcasts produzidos só por mulheres e também ajuda empresas e iniciativas a realizarem todas as etapas da criação de um podcast. A produtora oferece serviços de identidade sonora, produção, edição, narração, distribuição, captação de áudio, roteiro e métricas.

A Podsim dá suporte às podcasters e também atua como rede de divulgação e curadoria de oportunidades. No portfólio, a produtora tem oito podcasts autorais dos mais diversos temas como saúde da mulher e entretenimento, incluindo a produção do Podcast de Respeito, um projeto da Uber para conscientizar motoristas e usuários sobre temas como racismo, machismo e LGBTfobia.

 

"Nosso objetivo é estimular a maior participação feminina e periférica produzindo e consumindo podcasts”, comenta Luiza Sales, diretora de produção da PodSim.

 

 

 

Segundo pesquisa mais recente da ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) de 2018, de 1.300 podcasts feitos no Brasil apenas 11% declaram ter mulheres na equipe. É nesse panorama que a PodSim se insere para buscar um ajuste fino na equidade de gêneros no setor da produção de podcasts.

 

Ainda de acordo com outro levantamento da ABPod, de 2019, que avaliou apenas o recorte da audiência, o panorama passa a ser mais promissor: enquanto em 2018, 16% delas formavam o público ouvinte, em 2019 passaram para 27%. Mas elas são novatas no universo dos ouvintes e isso é apontado na declaração da pesquisa de que mulheres passaram a consumir a mídia nos últimos dois anos enquanto homens declaram já ter o hábito nos últimos cinco.

 

 

 

SERVIÇO

Semana PodSim

Data e horário: 23 a 25 de março (a partir das 14h)

Local: Canal da PodSim no YouTube

Evento Gratuito

Classificação etária: Livre

 



Programação

 

Dia 23 de março

 

14h - Oficina de Bateria Para Garotas, com Julie Sousa

15h30 - Debate sobre o Corpo Feminino e Saúde da Mulher, com Victoria Castro (Diga Vulva) e Myrella Pontes (Ella Vulva) mediado por Ana Gabriela Nascimento (Podcast Ventre Nós)

17h - Show Meninas do Brasil - Luiza Sales recebe Ilessi e Marina Iris

 

Dia 24 de março

 

14h - Oficina de Áudio Criativo com Irla Franco

15h30 - Debate sobre Mídias Periféricas com Ana Claudino, criadora do canal de YouTube Sapatão Amiga, com Renata Aratykyra (Podcast Originárias) e Julie Sousa (Podcast Bora

Marcar)

17h - Show Originárias, Renata Aratykyra recebe Daua Puri

 

Dia 25 de março

 

14h - Oficina de Consciência Vocal com Carolina Faria

15h30 - Debate sobre o Mercado do Podcast no Brasil, com Kellen Moraes ( Diretora de Estratégia e Inovação da Rádio Novelo), Fábio Silveira (Gerente de Podcasts em Serviços e Produtos Digitais da Globo) mediado por Val Becker (Rádio Graviola)

17h - Show Soul+ - RAIZZA recebe Anderson Primo e Helô Tenório

Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022