Pular para o conteúdo principal

REALITY SHOW, A NOVA 'PARADA DE SUCESSOS' MUSICAL

Participação de cada vez mais artistas do meio nesses programas e estouro de composições antigas cantadas por participantes mostram o poder do formato para o nosso mercado

Jojo Todynho, vencedora da última edição de 'A Fazenda': nova dimensão na carreira


Os reality shows já fazem sucesso há mais de duas décadas no Brasil, mas desde 2020 ocorre uma consolidação do formato que vem beneficiando, de várias maneiras, o mercado musical. A inclusão de cantores, rappers, músicos e compositores nas edições do "Big Brother Brasil", da TV Globo, e de "A Fazenda", da Record TV, ajudou a lhes trazer uma visibilidade sem precedentes. E até mesmo participantes que não são do meio têm contribuído para bombar canções de compositores consagrados simplesmente por cantá-las durante o "confinamento". 

De acordo com dados do site de apostas Betway, um terço do mundo produz ao menos um grande reality show televisivo por ano, o que representa aproximadamente 77 países. Com o crescimento e a disseminação das plataformas digitais, este formato de programa se multiplicou, gerando audiência, publicidade e reverberação cultural. Mesmo aqueles que não assistem ao BBB, por exemplo, sabem da repercussão dos acontecimentos dentro da casa e, querendo ou não, formam uma opinião.

A 20ª edição do reality, ano passado, já trouxe a cantora paulistana Manu Gavassi, que conquistou o público, terminou em terceiro lugar e viu sua exposição na mídia estourar. Mas a deste ano, favorecida pelas medidas restritivas causadas pela pandemia da Covid que impôs confinamento aos próprios telespectadores, foi além: virou um marco histórico para o programa em números comerciais e engajamento na internet.

O músico paraibano Chico César sabe bem disso. Ele é só gratidão à participante Juliette, advogada e maquiadora e uma das favoritas do público. Conterrânea dele, ela cantou "Deus Me Proteja" na casa, e a música liderou o Viral Hits do Brasil no Spotify, além de ter um aumento de 2.200% nas suas audições na Deezer. 

Com perfil independente e fora do mainstream, Chico César chegou a um milhão de ouvintes mensais na plataforma, um feito e tanto. E comemorou numa publicação no Twitter. 

O mais curioso é que, a exemplo do que ocorre no TikTok, onde músicas antigas tornadas virais nos vídeos das plataformas vêm ganhando nova vida, "Deus Me Proteja" foi composta por Chico e gravada com Dominguinhos em 2008, para o álbum "Francisco Forró y Frevo". "Hoje esta canção entrou na parada viral do Spotify, e eu quero agradecer a vocês cantando", disse o paraibano num vídeo publicado na sua conta no Instagram. 

A participante Juliette também já andou cantarolando pela casa a música “Triste, Louca ou Má”, da banda Francisco, El Hombre. E o quinteto, que circula na cena independente da música brasileira, também viu sua popularidade nas redes aumentar. Dois posts em que a banda reproduz este trecho do programa tiveram, somados, mais de 325 mil visualizações, o maior engajamento do perfil deles em todos os tempos no Instagram. 







Comentários

As mais lidas

Entrevista - Barok Projekto

Entrevista - Evil Sense

Entrevista - Bruthus

Sylvestra Bianchi: Música, magia e encanto, conheça mais do Rock Cósmico! (Resenha)

Cena cultural punk de Caxias agora terá memória registrada em vídeo e livro

EXCALIBUR: Guilherme Siervi será o vocalista convidado que registrará o álbum “Gods and Heroes”

Conheça A Banda Elétron

Detonautas lança "Roqueiro Reaça" e Tico Santa Cruz alfineta: "Alguns roqueiros no Brasil adotaram esse discurso"

Stranger Things: Iron Maiden faz homenagem ao Eddie Munson (Joseph Quinn)

MACUMBAZILLA: grupo anuncia gravação de novo disco

Playlist Lançamentos 2021 / 2022