Pular para o conteúdo principal

Creepy Metal Show-Arquivos do medo#22 A arte de provocar medo

---- 

Mudança de foco: 

Durante a década de 40, sob forte influência da Segunda Guerra Mundial, os filmes de terror foram proibidos na maioria dos países europeus e assim, a produção se limitou ao cinema americano, mas ainda era bem reduzida. O estúdios da Universal, ficaram famosos pelos filmes de monstros realizados nas décadas anterior e atravessaram uma crise criativa e isso abriu espaço para outras empresas do ramo florescerem.


A RKO, por exemplo produziu filmes de horror em pequena escala, influenciados pelo expressionismo alemão. O produtor Val Lewton foi o responsável por algumas das obras mais influentes do cinema de terror de todos os tempos: Sangue de Pantera, A Morta-Viva e A Ilha dos Mortos. 

A MGM, em busca do sucesso também, apostou na adaptação do romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

A Paramount, pela primeira vez na história de Hollywood, abordou o tema da casa assombrada em O Solar das Almas Perdidas (1944), que se tornou um sucesso de público e crítica.

Mesmo com a produção quase inexistente, a Europa teve seu destaque através dos estúdio Ealing. Os estúdios ingleses fizeram sucesso com Na Solidão da Noite (1945).

Com a ameaça atômica, os filmes da década de 50 passaram a focar em temas científicos e sobrenaturais. Criaturas surgidas de experiências, bolhas assassinas e tarântulas gigantes provocavam medo e horror. O gênero era o preferido da época. 

Ainda nessas décadas, o medo passou a ser abordado de outra forma graças ao cineasta inglês Alfred Hitchcock.

Os objetos que causavam pavor deixaram de ser explícitos e o público passou a se a terrorizar por aquilo que não enxergava, como aconteceu em Psicose (1960) e Os Pássaros (1963). Hitchcock, com


seus filmes, influenciou a criação do terror chamado psicológico.

Os anos 60 trouxeram o Clássico A pequena Loja de Horrores (1960), de Roger Corman. O diretor mostrou que era possível assustar com classe e pouco dinheiro. Ele ainda deu a chance a novos atores e diretores como Robert De Niro, Martin Scorcese e Francis Ford Coppola. 

Outro grande diretor foi George Romero que produziu A Noite dos Mortos Vivos, em 1968. No mesmo ano, Roman Polanski alcançou o sucesso cinematográfico com o assustador O Bebê de Rosemary.

 


----

Creepy Metal Show

É apresentado por Sérgio Pires, com a proposta de mesclar heavy metal, contos de terror, literatura fantástica e curiosidades do mundo do rock n’ roll.

O Programa conta com a colaboração de diversos escritores e seus contos de terror são lidos durante o programa, além da colaboração de outros Putzgrilicos nos em quadros como Arquivos do medo, além de dicas das series e filmes do gênero.

Sextas feiras às 20h

E-mail: creepymetalshow@gmail.com

Instagram: @creepymetalshow

www.facebook.com/creepymetalshow


Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022