...
Rock and roll não é um estilo secundário!
Você sabe como surgiu o dia mundial do Rock?
![]() |
Jimi Hendrix |
Rock and roll não é um estilo secundário!
Sim, meus caros! É um gênero musical conhecido e prestigiado mundialmente.
É inquestionável a influência do rock em várias áreas da sociedade, como por exemplo: Moda, cinema, fotografia, literatura, filosofia, automobilismo, comércio e- é claro- música.
Quantas canções se tornaram clássicos da música mundial!
Quantas bandas, músicos e cantores foram condecorados pelo mundo afora por medalhas e honrarias.
Sim, inquestionavelmente o rock produziu algo, em quantidade, que pouquíssimos gêneros musicais produziram antes.
A origem
Antes de falarmos sobre os acontecimento que geraram a comemoração do dia mundial do rock, vamos voltar no tempo e falar um pouco das suas origens.
O rock and roll surgiu entre o final dos anos 40 e início dos anos 50.
O mundo estava ainda abalado com os horrores da segunda guerra mundial. Neste contexto, os Estados Unidos saíra como a grande superpotência pós-guerra. Assim, o mundo das artes, que até o século XIX estava voltado para a Europa, agora tinha um novo horizonte.
Além disso, os Movimentos de vanguarda ou Movimentos culturais do século XX já haviam superado as barreiras da Europa e desembarcado na América, influenciando completamente a juventude conservadora dos EUA. Era impossível que uma revolução cultural não acontecesse.
Neste mesmo período, o rock surge através da fusão de estilos musicais tradicionais dos Estados Unidos como, sobretudo entre jazz, folk, country e blues.
Os principais artistas a revolucionarem a música americana deste período foram: Bill Haley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Jimmy Preston, Chuck Berry (Considerado por muitos críticos de arte como o pai do rock), Jhonny Cash, dentre outros.
![]() |
Elvis Presley, o rei do rock |
Mas foi na década de 50 que o estouro mundial do rock aconteceu, através da figura icônica de Elvis Presley. Aclamado pela mídia por ser uma figura sex e exótica - Além de um grande cantor, é claro- Elvis chegou a um grau de sucesso tão estrondoso que foi intitulado "The king of rock", ou seja, o rei do Rock.
Mítico, polêmico e muito talentoso, Elvis emplacou um sucesso atrás do outro, dando início a uma grande alavancada no mercado fonográfico - que aproveitou do sucesso deste novo estilo musical para investir muito dinheiro e lucrar uma enorme fortuna.
A rebeldia do Rei do rock fez um sucesso tão grande que, após a sua morte, imortalizaram a sua figura com o tão conhecido jargão: "Elvis não morreu!".
A evolução
Após o estrondoso sucesso do rock nos anos 50, o que viria a seguir não seria diferente.
Na década de 60 vieram os Beatles e a beatle-mania, tornando-se outro sucesso impressionante. Mais de meio século depois, muitas músicas do grupo de Liverpool são tocadas mundo afora. Os Beatles ainda hoje sustentam a marca de ser a banda que mais venderam discos na história do rock, com um surpreende recorde entre 600 milhões e 1 bilhão de discos vendidos no mundo.
Além dos Beatles, outros nomes do rock surgiram com um repertório marcante, como: The doors, Dimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd e Rolling Stones.
Neste período, podemos citar bandas como: New Order, The Cure, Bon Jovi, Van Halen , Pretenders e muitos outros.
Iron Maiden |
Nos anos 90, surgiu o movimento grunge - movimento criado em Seatle, EUA - que ao lado do rock alternativo movimentaram a cena roqueira pelo mundo. Como não citar bandas, como: Nirvana, REM, Alice Chains, Soundgarden, Red Hot Chilli Peppers, The offspring e greenday.
Chegados os anos 2000 -a era tecnológica - novas bandas surgiram com novas variações do estilo. Evanescence, Artic Monkeys, The Strokers e Gorrilaz foram algumas das bandas que fizeram a transição do rock entre os séculos XX e XXI.
Talvez você esteja já furioso, dizendo: "Pô, o cara esqueceu da banda A ou B".
Eu sei! Calma!
Vamos, lá!
A história do rock é muito mais ampla e o número de sucessos não caberia nas laudas deste blog.
Tudo o que citei foi apenas pra entendermos o quanto este estilo musical é "gigante".
Sinal disto é o número de vertentes que o rock gerou nestes últimos 70 anos. Será que conseguimos listar todos estes estilos? fica a indagação.
![]() |
Iron Maiden |
Dia mundial do Rock
Depois desta história e evolução fascinantes já podemos as indagações do porque que o rock possui um dia mundial dedicado a ele. Mas este dia se concretizou depois de um evento desenvolvido nos anos 80.
Em 13 de julho de 1985, Bob Gelfod e Medge Ure promoveram um evento que ficaria marcado para sempre na história da musica: O Live Aid.
O festival foi realizado no antigo estádio de Wembley, em Londres, e contava com um público de aproximadamente 82.000 pessoas e também no Estádio Jhon F. Kennedy, na Filadélfia, contando com um público de aproximadamente 92.000 pessoas (em ambos os casos, pessoas frenéticas com o que estavam assistindo!)
Vale ressaltar que o evento tinha o objetivo de arrecadar fundo para o combate e erradicação da fome na Etiópia. Mas se não bastasse a constelação de estrelas do rock que se apresentavam, o evento trouxe algo inédito e surpreendente para época: foi transmitido simultaneamente para dois bilhões de telespectadores localizados em mais 100 países (talvez em tempos de internet isso não seja tão surpreendente assim, mas a verdade é que o evento foi uma das maiores transmissões via satélites da história - no auge da comunicação por TV)
Alguns artistas também se apresentaram no Japão, em Sydney e em Moscou.
Um pouco mais de 80 bandas/cantores se apresentaram no concerto, na década de 80, no ápice da Art Pop, reunir os melhores artistas da atualidade em um único evento era algo mágico para o público.
Ao final de tudo, um dos maiores espetáculos da história da humanidade. Isto viria a decretar o dia 13 de julho como o Dia mundial do rock.
Cada vez melhor!!!
ResponderExcluir