Pular para o conteúdo principal

13 de Julho: Dia mundial do Rock.

... 

Você sabe como surgiu o dia mundial do Rock?

Jimi Hendrix

Rock and roll não é um estilo secundário!
Sim, meus caros! É um gênero musical conhecido e prestigiado mundialmente.
É inquestionável a influência do rock em várias áreas da sociedade, como por exemplo: Moda, cinema, fotografia, literatura, filosofia, automobilismo, comércio e- é claro- música.
Quantas canções se tornaram clássicos da música mundial!
Quantas bandas, músicos e cantores foram condecorados pelo mundo afora por medalhas e honrarias.
Sim, inquestionavelmente o rock produziu algo, em quantidade, que pouquíssimos gêneros musicais produziram antes. 

A origem

Antes de falarmos sobre os acontecimento que geraram a comemoração do dia mundial do rock, vamos voltar no tempo e falar um pouco das suas origens.
O rock and roll surgiu entre o final dos anos 40 e início dos anos 50. 
O mundo estava ainda abalado com os horrores da segunda guerra mundial. Neste contexto, os Estados Unidos saíra como a grande superpotência pós-guerra. Assim, o mundo das artes, que até o século XIX estava voltado para a Europa, agora tinha um novo horizonte.
Além disso, os Movimentos de vanguarda ou Movimentos culturais do século XX já haviam superado as barreiras da Europa e desembarcado na América, influenciando completamente a juventude conservadora dos EUA. Era impossível que uma revolução cultural não acontecesse.  
Neste mesmo período, o rock surge através da fusão de estilos musicais tradicionais dos Estados Unidos como, sobretudo entre jazz, folk, country e blues. 
Os principais artistas a revolucionarem a música americana deste período foram: Bill Haley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Jimmy Preston, Chuck Berry (Considerado por muitos críticos de arte como o pai do rock), Jhonny Cash, dentre outros.
Elvis Presley, o rei do rock
Mas foi na década de 50 que o estouro mundial do rock aconteceu, através da figura icônica de Elvis Presley. Aclamado pela mídia por ser uma figura sex e exótica - Além de um grande cantor, é claro- Elvis chegou a um grau de sucesso tão estrondoso que foi intitulado "The king of rock", ou seja, o rei do Rock. 
Mítico, polêmico e muito talentoso, Elvis emplacou um sucesso atrás do outro, dando início a uma grande alavancada no mercado fonográfico - que aproveitou do sucesso deste novo estilo musical para investir muito dinheiro e lucrar uma enorme fortuna.
A rebeldia do Rei do rock fez um sucesso tão grande que, após a sua morte, imortalizaram a sua figura com o tão conhecido jargão: "Elvis não morreu!".

A evolução

Após o estrondoso sucesso do rock nos anos 50, o que viria a seguir não seria diferente.
Na década de 60 vieram os Beatles e a beatle-mania, tornando-se outro sucesso impressionante. Mais de meio século depois, muitas músicas do grupo de Liverpool são tocadas  mundo afora. Os Beatles ainda hoje sustentam a marca de ser a banda que mais venderam discos na história do rock, com um surpreende recorde entre 600 milhões e 1 bilhão de discos vendidos no mundo.
Além dos Beatles, outros nomes do rock surgiram com um repertório marcante, como: The doors, Dimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd e Rolling Stones. 
Neste período, podemos citar bandas como: New Order, The Cure, Bon Jovi, Van Halen , Pretenders e muitos outros.
The Beatles

Com o passar do tempo, outras variantes do rock foram aparecendo. Nos anos 70 surgiram o Punk rock e o Heavy Metal. Nesta época, os shows já eram realizados em estádios na presença de inúmeras pessoas. Nesta época surgiram bandas, como: The clash, Sex Pistols, Ramones, Kiss, Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen, dentre outros.  
Os anos 80 deram origem a Pop Art, o conceito artístico se alinha as tendências das mídias e das novas tecnologias (Como a TV). Neste período, o New Age e o Rock Ballads surgem como um suporte a cultura pop. Contudo, grandes bandas surgiram, trazendo consigo músicas que tornaram-se clássicos que venderam milhões de discos pelo mundo.

Iron Maiden
Nos anos 90, surgiu o movimento grunge - movimento criado em Seatle, EUA -  que ao lado do rock alternativo movimentaram a cena roqueira pelo mundo. Como não citar bandas, como: Nirvana, REM, Alice Chains, Soundgarden, Red Hot Chilli Peppers, The offspring e greenday.
Chegados os anos 2000 -a era tecnológica - novas bandas surgiram com novas variações do estilo. Evanescence, Artic Monkeys, The Strokers e Gorrilaz foram algumas das bandas que fizeram a transição do rock entre os séculos XX e XXI.
Talvez você esteja já furioso, dizendo: "Pô, o cara esqueceu da banda A ou B".
Eu sei! Calma!
Vamos, lá!
A história do rock é muito mais ampla e o número de sucessos não caberia nas laudas deste blog.
Tudo o que citei foi apenas pra entendermos o quanto este estilo musical é "gigante".
Sinal disto é o número de vertentes que o rock gerou nestes últimos 70 anos. Será que conseguimos listar todos estes estilos? fica a indagação.

Iron Maiden

Dia mundial do Rock

Depois desta história e evolução fascinantes já podemos as indagações do porque que o rock possui um dia mundial dedicado a ele. Mas este dia se concretizou depois de um evento desenvolvido nos anos 80.
Em 13 de julho de 1985, Bob Gelfod e Medge Ure promoveram um evento que ficaria marcado para sempre na história da musica: O Live Aid.
O festival foi realizado no antigo estádio de Wembley, em Londres, e contava com um público de aproximadamente 82.000 pessoas e também no Estádio Jhon F. Kennedy, na Filadélfia, contando com um público de aproximadamente 92.000 pessoas (em ambos os casos, pessoas frenéticas com o que estavam assistindo!)
Vale ressaltar que o evento tinha o objetivo de arrecadar fundo para o combate e erradicação da fome na Etiópia. Mas se não bastasse a constelação de estrelas do rock que se apresentavam, o evento trouxe algo inédito e surpreendente para época: foi transmitido simultaneamente para dois bilhões de telespectadores localizados em mais 100 países (talvez em tempos de internet isso não seja tão surpreendente assim, mas a verdade é que o evento foi uma das maiores transmissões via satélites da história - no auge da comunicação por TV)
Alguns artistas também se apresentaram no Japão, em Sydney e em Moscou.
Um pouco mais de 80 bandas/cantores se apresentaram no concerto, na década de 80, no ápice da Art Pop, reunir os melhores artistas da atualidade em um único evento era algo mágico para o público.
Ao final de tudo, um dos maiores espetáculos da história da humanidade. Isto viria a decretar o dia 13 de julho como o Dia mundial do rock.
Cena do filme "Queen" (A fantástica apresentação no Live Aid)
Mais de 80 bandas se apresentaram nos concertos realizados nos países que sediaram o Live Aid, dentre os quais poderíamos destacar: Led Zeppelin, Sting (The Police), Paul Young, U2, Dire Straits, David Bowie, The Who, Queen, B.B. King, Black Sabbath, Judas Priest, Bryan Adams, The Preteders, Neil Young, Mick Jagger, Bob Dylan, INXS, Men At Work.
Você que é verdadeiramente fã de rock já imaginou curtindo um concerto de rock com estes nomes ai citados? 
Pois é...foi assim que surgiu o dia mundial do rock!
De lá pra cá, todos os anos a comunidade roqueira comemora o dia mundial do rock como algo essencial da sua própria cultura.
Muitos ícones do rock mundial ainda produzem suas músicas e trazem fascínio ao seu público. Enquanto que novas bandas surgem, dando continuidade à cena rock and roll.
Nossos votos de que, geração após geração, o rock continue imortalizado.
Vamos nessa!!!

    

   
       

    




Comentários

Postar um comentário

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022