É a plataforma-sensação entre os mais jovens, com 800 milhões de usuários (a maioria até 24 anos) e 1,9 bilhão de downloads. Se você ainda não conhece o TikTok, não está por dentro do maior fenômeno das redes sociais em anos. Fundado em 2016, na China, como Douyin, o TikTok começou a ter maior capilaridade mundial ao comprar o conhecido aplicativo de músicas Musical.ly, também criado por chineses mas, desde o seu início, voltado para o mercado americano. Além de vídeos curtos com fundos musicais, hoje a rede já conta com uma ampla variedade de conteúdos, da educação ao entretenimento.
O farto uso de músicas transformou o TikTok, nos últimos anos, numa das fontes de descobertas e difusão de canções por excelência. Memes criados ali por celebridades como Lady Gaga, Neymar ou Anitta, entre muitos outros, viram fenômenos globais em questão de horas. Tudo graças a uma característica única do TikTok, adotada pela geração que já nasceu com um smartphone na mão: ali, não só se consomem conteúdos, também se criam, e muito. Os fãs veem os vídeos e fazem paródias, releituras e versões próprias deles, ajudando a disseminar ainda mais a mensagem — e a música ligada ao vídeo original.
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- Vídeos curtos - Se, nos últimos anos, a regra de ouro fundacional da concisão na mensagem pela internet vinha caindo por terra, com vídeos cada vez mais mais longos publicados no YouTube, textos cada vez mais extensos nos sites, o TikTok veio para reverter novamente a tendência. Ali, a rapidez e a curta duração fazem a diferença. Os vídeos no TikTok devem ser quase memes ou gifs em forma de vídeo: algo que se entenda rapidamente, antes de o usuário partir para outro conteúdo (ou decidir fazer sua própria releitura do que acaba de ver).
- Agilidade e quantidade (mas também qualidade) - Para artistas da música, a possibilidade de alcançar um público muito maior do que os seus próprios seguidores é atraente. Porém, tem seu preço. Para se tornar relevante ali, é preciso postar novos conteúdos com frequência, baseando-se nos temas mais quentes do momento. “O TikTok é o melhor lugar para o artista alcançar potenciais novos fãs, sempre expostos a hits emergentes.”, diz Leite. “Estar presente como proponente ou participante de ideias criativas é fundamental. O uso de lives também é uma excelente maneira de expandir o público e aumentar a base de fãs dos artistas.”
- Humor - Ter uma pegada engraçada na publicação de conteúdos é uma das chaves para espalhar a palavra. Mais que o humor, a criatividade em geral costuma chamar a atenção dos usuários da rede. “Percebemos que as músicas que se tornam relevantes para a nossa comunidade estão ligadas a ideias criativas que podem ser seguidas por muitos usuários. As tendências que surgem com uma ótima conexão entre música e vídeo, seja por letra ou por batida, têm chances reais de serem reinterpretadas, remixadas e reproduzidas em escala. O sucesso musical vem muito mais do número de vídeos criados com essa música do que do sucesso de um único vídeo. O sucesso no TikTok pertence aos usuários e, especialmente, aos criadores de conteúdo. São eles que criam, adotam e ampliam tendências”, reforça o diretor da plataforma.
- Planejamento da linguagem que se usará ali - Pode parecer paradoxal falar em planejamento quando se trata de uma plataforma vertiginosamente rápida. Mas, antes de mais nada, é preciso entender o tom da comunicação ali. “Espontaneidade e autenticidade ajudam a conquistar novos públicos. Pense verticalmente e tenha uma boa história para contar. Não importa quão curto seja o vídeo, ele precisa ter começo, meio e fim. Grave e reescreva até alcançar o resultado esperado. E, claro, use a trilha perfeita, o trecho perfeito da música (que se quer divulgar)”, diz Leite.
- Ferramentas de edição - Para Sylvia Medeiros, os recursos de som e vídeo são bastante amigáveis, fáceis de usar. Explore bastante as possibilidades que a rede oferece, como filtros, tags e outros recursos. Tente sempre conseguir dar uma cara bem caprichada ao seu conteúdo. “É uma rede social de entretenimento, de relaxar e dar risada", ela lembra. Mas isso não significa que valha publicar qualquer coisa. Só chama a atenção no mar de um milhão de vídeos vistos diariamente quem souber se destacar. "O Facebook no início era assim, o Instagram já foi assim. Hoje, essas redes foram tomadas por perfis de notícias, empresas, e o nosso próprio perfil pessoal fica mais limitado no conteúdo. Você não quer fazer piada sobre si mesmo e dançar no Instagram, mas no TikTok sim”, acredita Sylvia. A prova do que ela diz é que o TikTok é a plataforma/rede com o maior engajamento: até 9,8% das postagens dos influenciadores ali viralizam, contra uma média de 1,4% no Twitter e 7,2% no Instagram, segundo a consultoria Influencer Marketing Hub.
Direitos autorais
A polêmica relacionada à ausência de licença para o uso de canções, o TikTok fechou um pré-acordo com as principais majors, o que garante o pagamento de direitos fonomecânicos. Porém, a execução pública ainda não é recolhida no Brasil. O Ecad está em processo de negociação com a plataforma de origem chinesa para regularizar a situação — ao menos para os direitos autorais.
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