Pular para o conteúdo principal

Creepy Metal Show-Arquivos do medo#23 A arte de provocar medo

----

Efeitos Especiais:

Os filmes de terror dos anos 70 e 80 souberam como aproveitar os efeitos especiais para provocar mais medo no público. Tubarão (1975) e Poltergeist (1982) tornaram-se clássicos do gênero (e o primeiro chegou deixar praias vazias por muito tempo).

Tobe Hooper e John Carpenter influenciaram a década de 80 com seus misteriosos e impiedosos. O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Halloween (1978) são filmes independentes que passaram a levar medo para mais perto do dia a dia dos espectadores. O suspense ficou a cargo de Steven Spielberg, com Encurralado em 1972.


Em 1979, com Alien, o Oitavo Passageiro, Ridley Scott diferenciou-se dos filmes de horror da época ao focar na possível ameaça alienígena. Os anos 70 também foram o auge dos filmes de possessão, entre eles O Exorcista e A Profecia. Carrie, a Estranha (1976), de adaptações das obras de Stephen King, que também inspirou O Iluminado de 1980.

Na Itália, em 1977, Dario Argento iniciava o subgênero gore (com muito sangue) em Suspiria. Apesar disso, a ascensão do gore veio nos anos 80 com a famosa Sexta Feira 13, em que jovens eram assassinados por Jason Voorhees, e com A Hora do Pesadelo, trazendo Freddy Krueger. Devido a tecnologia dos vídeo cassetes, a indústria dos filmes de terror passou a se expandir e entrou em uma nova fase.



----

Creepy Metal Show

É apresentado por Sérgio Pires, com a proposta de mesclar heavy metal, contos de terror, literatura fantástica e curiosidades do mundo do rock n’ roll.

O Programa conta com a colaboração de diversos escritores e seus contos de terror são lidos durante o programa, além da colaboração de outros Putzgrilicos nos em quadros como Arquivos do medo, além de dicas das series e filmes do gênero.

Sextas feiras às 20h

E-mail: creepymetalshow@gmail.com

Instagram: @creepymetalshow

www.facebook.com/creepymetalshow


Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022