Pular para o conteúdo principal

Radical Brasil: Rock e poesia no Planalto Central

...


O Novo Rock Brasil muito bem representado



É muito comum ouvirmos nas rodas de conversas algo como: "Cara, rock morreu nos anos 80!".
Na maior parte das vezes ouvimos isso de roqueiros "experientes", adaptados a ouvir apenas as bandas clássicas. Geralmente, a galera que defende essa ideia é completamente averso a novas bandas e empinam o nariz para uma possível revolução musical no cenário do rock brasileiro.

Acontece que o rock é mutável!  É um movimento que tem a capacidade de nos surpreender quando menos se espera. Se bem analisarmos o surgimento das revoluções que trouxeram à tona as grandes bandas do rock mundial nada foi premeditado, essas bandas surgiram de forma espontânea.

Impulsionados por uma nova perspectiva para o rock nacional, novas bandas estão surgindo com a proposta de fazer com que o movimento Novo Rock Brasil se torne uma realidade.

É o caso da banda Radical Brasil. 

Idealizada, a princípio,  em novembro de 2010, no entorno sul de Brasília, pelo músico e compositor William M Oliveira, a banda tem surpreendido a crítica e tem oferecido ao público uma surpreendente discografia, recheada de músicas bem produzidas; e com composições que nos atrai a atenção.




A banda é formada por William M Oliveira (Vocal e Baixo), JP Rodrigues (Guitarra) e Rony Black (Bateria). Possui a surpreende marca de 31 músicas produzidas entre 2020 e 2021.
Esta produção conta a seguinte discografia:

Álbuns:
  • As marcas de um outono (2020);
  • Metáforas (2021);
EP's:
  • Além do Azul do Céu (2020);
  • Antes do fim (2021)
Single:
  • Subsaarianos (XXI D.C.)

Confira os discos da Radical Brasil (Clique aqui)

Essencialmente, as músicas da banda é um misto entre rock, poesia e dilemas filosóficos. Em todos os sentidos, estas músicas retratam fatos da vida cotidiana comuns a todo homem pós-moderno.
Muitos dizem que não é um exagero dizer que a sonoridade da banda reviva de forma competente a estética que tanto abalou o Brasil no Rock dos anos 80. O interessante de tudo é que toda esta vertente roqueira apresentada pela banda é apresentada com todas as inovações que a era tecnológica e digital nos proporcionam. 

A cena do rock independente tem muito a nos surpreender nestes próximos anos, estamos aqui falando da Radical Brasil, mas basta uma pesquisa rápida pelo Instagram, Facebook ou Youtube para encontrarmos outras bandas que seguem a mesma linha.



Radical Brasil - "O diário da Vida"

Apesar de ter sido idealizada em 2010, somente em 2020 que a banda tomou uma formação sólida e começou a sua produção. Como gosta de dizer o líder da banda William M Oliveira "o período que antecedeu as gravações, foi um período de silêncio e pesquisas". Onde surgiram as primeiras composições e o projeto do que é a banda hoje.

Devido a paralisação dos shows e eventos presenciais, a banda tem centralizado suas atividades no digital. Entre 2020 e 2021, foram várias entrevistas em programas e perfis no IG  e canais no Youtube, participações em Webrádios, Pocket shows no Facebook, lançamentos pelo Spotify, sem contar uma série de postagens interessantes nas Redes Sociais.




Conheça as Redes Sociais da banda (Clique aqui)

As expectativas da banda está agora focada nos shows presenciais. Com uma rotina semanal de ensaios e preparação, a banda concentra suas forças para fazer da apresentação ao vivo uma experiência marcante para quem estará nos shows.
Como é comum do dito popular "agente só aprende a dar valor quando perde". 
Assim, o tempo (que parece interminável) sem fazer show tem trazido uma grande expectativa para os grupos musicais e bandas em geral. Não diferente, a banda não esconde a ansiedade de subir aos palcos e colocar em prática aquilo que todos no grupo entendem como uma vocação: "Tocar um rock com muito sentimento e emoção envolvidos".

Sucesso á banda Radical Brasil!

A todos que estão antenados em nossas publicações na Subdiscos, aquele abraço!

Arte, cultura e Rock and Roll!


  










                                                 


 

 

Comentários

Postar um comentário

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022