Pular para o conteúdo principal

Brasília Capital do Rock: Gama Motofest surge como um novo festival de Rock na Capital Federal

 Primeira edição do Gama Motofest

Brasília ganha mais um novo Festival de rock independente.

Na cidade satélite do Gama os  produtores Alberto Barbosa e Josafá, em conjunto com outros Motociclistas da cidade, idealizam este no evento roqueiro da capital federal.

O festival surge como uma contrapartida a outro espetáculo de Moto clube  que acontece em Brasília que é o Moto Capital (Capital Moto Week).

Em entrevista a Rádio Cult22, em 08.11.2019, Alberto Barbosa e Josafá explicam que o Capital Moto Week perdeu muito de sua essência, uma vez que passou a ser um evento caro e de acesso dificultado à bandas independentes.

A partir desta perspectiva, o Gama MotoFest surge como um movimento musical que possibilitasse a oportunidade de se realizar um evento com público roqueiro , com preços mais acessíveis, como era nos primeiros eventos do Moto Capital. 

Outro objetivo do festival é dar oportunidade para bandas da cena underground de se apresentar em um evento nesta modalidade. Eventos de grande porte dão prioridade a bandas do meio mainstream e , assim, bandas independentes ficam de fora ou possuem poucas chances de participação.

Eventos "crescem" e se fecham, oportunizando a criação de novas possiblidades

É notável perceber o quanto produtores, músicos e o público que frequenta eventos de Motofest percebem algo comum de acontecer: Eventos começam pequenos, crescem e se fecham. Assim, um grupo significativo de bandas independentes perdem espaço e possiblidades de se apresentar nestes eventos. A partir desta perspectiva, surge este evento na cidade do Gama-DF, para acolher um público que gosta do estilo musical e bandas que - de certa forma - não têm acesso a grande mídia.

Antes da realização do evento principal, os idealizadores do Gama MotoFest preparam um evento que se chama Prévia do Gama MotoFest

O principal motivo pela qual acontece esta prévia é para que organizadores e bandas do evento possam oferecer ao público um “aperitivo” do que acontecerá na noite principal. A primeira Prévia do Gama Motofest aconteceu em 15 novembro de 2020 - na Praça 1 do Setor Sul do Gama. Entre as atrações da Prévia do Gama MotoFest estão as bandas de Brasília: Black Rainbow, Crushing, Dejavú, Herd (Goiânia), Lâmina, Live Us, Marcelo Marcelino (Cantor), Mitsein, Ser, Prollogy, RA II.


     Entrevista dos produtores do Gama Motofest 
ao programa Cult22

Ação social e Rock, tudo a ver!!

Além do Evento musical como ideia principal dos organizadores, há uma ação social que acontece nos dias de realização dos shows que é a arrecadação de brinquedos, alimentos não perecíveis e roupas. O objetivo é incentivar e conscientiza a cultura roqueira a não se esquecer das pessoas menos favorecidas, tornando ações neste sentido um acalento para famílias que passam por algumas dificuldades de subsistência. Além destas famílias cadastradas previamente, a arrecadação também será destinada as instituições filantrópicas que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Expectativas para os próximos eventos

o Gama Motofest torna-se uma atração cultural e artística que entra para a história do Gama como um

dos eventos musicais importantes para a Capital Federal, tal como para a história do Rock brasileiro. Em tempos onde a produção cultural tem dado mais prioridade a estilos e/ou gêneros musicais supervalorizados pela grande mídia, iniciativas para construção de Festivais como estes são cada vez mais necessários.
Os próximos passos para o Gama Motofest ainda serão anunciados, mas já fica aqui toda nossa expectativa.
Para finaliza, precisamos refletir na verdade de que faltam profissionais que se interessem em criar eventos como este e contribuir para a Comunidade roqueira. Diante desta perspectiva, uma luz no fim do túnel são os festivais on-line que acontecem por meio de perfis de influencers no Instagram e por canais no Youtube. 

Fica aqui nossa expectativa para que o nosso caro leito pense: Será que eu também não posso me tornar um produtor cultural e desenvolver o meu próprio Festival? O que seria preciso para isto?
Deixamos para que vocês possam buscar as respostas necessárias.
Parabéns aos idealizadores do Gama Motofest!
Forte abraço galera! 

Comentários

Postar um comentário

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Resenha: Holdark - Ocean

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

Conheça A Banda Elétron

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022