Pular para o conteúdo principal

Procurando filmes sobre Rock and Roll?

O cinema não faz nada mais do que contar essas histórias e se inspirar no contexto do qual está falando. Seja o rock britânico dos anos 60, as bandas americanas disruptivas dos anos 80 ou o rock romântico brasileiro, todos fazem parte de uma mesma arte. 


Vimos artistas subirem na mais alta fama, adoecerem e deixarem o mundo cedo demais, assim como outros que se reinventaram e estão presentes até hoje fazendo música para a felicidade dos fãs. 

São muitas histórias para serem contadas no meio do rock and roll e cada uma merece a sua atenção especial. Então, essa lista é para todos aqueles que amam música e desejam entrar de cabeça no mundo do rock para conhecer cada vez mais! 

1-"Anvil - The Story Of Anvil" - 2009

O mundo do rock está cheio de casos heroicos com histórias de fama repentina, dinheiro, drogas, discos de sucesso e shows para multidões. Um pouco menos lembrados são os casos daqueles para quem o sonho do rock and roll mais se assemelha a um pesadelo, ou quase isso. 

Esse belo documentário mostra um pouco dessa vida através do Anvil, uma banda canadense de metal, que quase chegou lá, mas nunca conseguiu desfrutar dos prazeres que muitos de seuss colegas de geração conseguiram.

O filme de Sacha Gervasi é daqueles que leva o espectador a uma montanha russa de emoções: há momentos de humor involuntário, outros de tragicomédia e também de drama, assim como outros de enorme sensibilidade. 

Não à toa ele foi chamado de "Spinal Tap da vida real". 

O fato é que é difícil assistir a "Anvil" e continuar vendo o mundo do rock da mesma forma.


2-"The Runaways - Garotas do Rock" - 2010

O filme apresenta a história do The Runaways, a primeira banda de rock formada apenas por garotas, considerada uma das mais importantes do cenário, por ter aberto portas para outras do sexo feminino.

Mostrando a curta trajetória do grupo, de 1975 a 1979, o longa foi baseado no livro escrito pela vocalista Cherie Curie, que acompanhou de perto as filmagens ao lado da guitarrista, Joan Jett, um dos principais nomes do rock até hoje.

O filme conta com Dakota Fanning e Kristen Stewart no elenco, que seguram bem os papeis das integrantes citadas acima, e torna-se bastante interessante por retratar o difícil começo das garotas, apenas adolescentes na época, mostrando a rebeldia, o duro envolvimento com sexo, álcool e drogas, o preconceito vivido em um meio que era tomado por homens, o sucesso na Europa e no Japão e os problemas de relacionamentos entre elas e o empresário.

Por incrivel que parece esse filme despertou o desejo de ser produtor e sonho de reprisar isso na vida real o choque cultural desde os ano a afronta é meninas no rock. 

contra tudo e contra todos contra o proprio roque Não esse não, não nao esse também não não esse tamém não !! o Rock n roll a sociedade machista e os roqueiros também! 

3-"Bohemian Rhapsody" - 2018

A cinebiografia do Queen, e de seu vocalista Freddie Mercury, teve gestação acidentada. 

Foram anos de preparativos, muitas versões do roteiro e atores sendo confirmados (e depois descartados) para o papel de Mercury. 

Mesmo durante as filmagens, as coisas não correram bem, culminando com a demissão do diretor Bryan Singer no meio da produção (Dexter Fletcher foi quem assumiu o projeto, ainda que Singer tenha sido creditado no final).

Aí o filme saiu e foi recebido sem muito entusiasmo pela imprensa, ainda que a performance de Rami Malek tenha sido unanimemente saudada. 

Mas, no final, o público abraçou a cinebiografia - que também foi criticada por mexer bastante com a cronologia dos fatos - e transformou "Bohemian Rhapsody" em um grande fenômeno de bilheteria que ainda faturou quatro Oscars para casa.

Rami Malek -- Muleque Rami Saíd Malek é um ator norte-americano. Filho de pais de origem egípcia copta, nascido e criado em Los Angeles, Malek começou sua carreira de ator com papéis coadjuvantes no cinema e na televisão, incluindo nas séries The War at Home, The Pacific e na trilogia de filmes Night at the Museum

Bônus Veja também esse eu já vi: 

"The Doors", a cinebiografia da clássica banda sessentista, e de seu líder Jim Morrison, também dividiu os críticos e fãs mais radicais quando saiu em 1991, mas acabou se mostrando um grande sucesso de bilheteria. 

Mesmo com alguns problemas, não se nega que o filme de Oliver Stone é competente e, também ajudou a apresentar a música dos Doors para toda uma nova geração.

E revelou a mim Jim Morrison e o mundo das drogas 





4-CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA

Lançado em 2004, Cazuza - O Tempo Não Para conta a história do jovem que se tornou vocalista do Barão Vermelho e um dos maiores poetas da música brasileira. 

Daniel de Oliveira faz o papel principal e interpreta Cazuza desde a juventude até sua batalha contra a Aids. 

O longa foi a oitava maior bilheteria do país em seu ano de lançamento, ficando na frente de longas como O Último Samurai e Van Helsing - O Caçador de Monstros.





5-A Encruzilhada (Crossroads)de 1986: 


talvez não seja visto como um filme com Rock de fato.  O Blues é que corre solto aqui. Mas os ensinamentos sobre música e vida são muito efetivos e, além disso, o filme conta com uma participação especialíssima de Steve Vai em um duelo épico com Ralph Macchio. 

Ralph Macchio. o guri do karate kids  comente ai se você gostaria de ver um especial desse filmes Meta de Likes






Assista no YouTube a resenha sobre alguns do filmes mais importantes para musica e para o Rock:


https://youtu.be/OPElmaOyHow 

Veja o vídeo anterior:


1001 - Filmes sobre Musica Lista 5 Filmes que Você tem que ver


https://www.youtube.com/watch?v=i6geboDpGWc&t=689s

Comentários

As mais lidas

Resenha: Listen - Manifesto

Entrevista - Vesperaseth

Entrevista - Quantum Noctem

Resenha: Holdark - Ocean

Resenha: Tonelada - Ignorante

Ciça Moreira acaba de lançar mais um single. "No Limite"

Bolsonaro: impeachment já!

EXCALIBUR: confira agora o Single “Unbreakable” do projeto Valley of Metal

Conheça A Banda Elétron

Taynã lança o segundo álbum de sua carreira: TAY.NÃ

Playlist Lançamentos 2021 / 2022